domingo, 29 de maio de 2011

ESPADA DE SÃO JORGE

 http://ibahia.globo.com/especiais/saojorge/capa/espada.asp

Instrumento de Proteção
Pode ser encontrada em feiras populares, jardins ou mesmo casas de artigos de Candomblé e Umbanda. A "Sansevieria Zeylanica Willd", mais conhecida como "Espada de São Jorge", é uma planta originária da África Equatorial e recebe esse nome, porque o seu formato lembra o de uma espada. Para as religiões afro-brasieliras, a espada-de-são-jorge possui o poder de afastar vibrações negativas e forças do mal. Este sentido está ligado à figura de São Jorge, que no Candomblé é representado por Oxóssi, o orixá protetor, guerreiro e destemido.
Em Salvador, a planta pode ser encontrada em feiras populares, casas de artigos de umbanda, floriculturas e até mesmo em jardins. O comerciante Rodrigo Menezes, há dez anos faz uso da planta em seu estabelecimento, como forma de espantar a inveja dos concorrentes. "A espada-de-são-jorge é muito poderosa e uma das folhas mais procuradas pelos clientes. A depender da força negativa de uma pessoa, ela pode até murchar e ficar escura", diz o comerciante, proprietário de uma loja localiza na Feira de São Joaquim.
Utilizada em rituais de Candomblé e Umbanda, a espada-de-são-jorge é utilizada para passes – forma de aliviar as tensões espirituais, afastar os maus espíritos – banhos e também como proteção. A maioria das pessoas considera a espada-de-são-jorge como uma espécie de escudo, utilizando-a para combater o mau olhado e as energias negativas.

Espada de São Jorge: por causa de suas folhas pontudas é facilmente associada ao poder de cortar as energias negativas, a inveja, olho-gordo, magia, etc. Alguns dizem que espanta os maus espíritos. Ao cortar as energias negativas, a erva atrai coragem e prosperidade.


Velha conhecida dos brasileiros, especialmente dos umbandistas, para os quais possui a propriedade de neutralizar as energias negativas do ambiente, a Espada-de-São-Jorge possui a capacidade de absorver formaldeídos liberados por madeiras, tecidos sintéticos e carpetes, purificando o ar dessas substâncias tóxicas.

Receita para se proteger contra os malefícios espirituais:

Em um copo com água coloque a espada-de-são-jorge e escolha um lugar discreto para guardar. Pode ser atrás da porta da sua casa ou estabelecimento. Troque a cada três dias e tenha a certeza de que São Jorge vai estar te trazendo proteção e sendo um escudo em sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário