quarta-feira, 18 de maio de 2011

O NOSSO CÉREBRO PODE VER A QUARTA DIMENSÃO?

http://www.misteriosdocotidiano.com/2010/11/11/o-nosso-cerebro-pode-ver-a-quarta-dimensao

/O sucesso de 2009, “Avatar” demonstra que o público aprecia a diferença entre 2-D e 3-D, e eles estão dispostos a pagar um pouco mais para uma atualização.

  Muitos de nós estamos acostumados a ver em 2-D, embora os personagens na tela pareçam ter profundidade e textura, a imagem é realmente plana, mas quando colocamos os óculos 3-D,  vemos um mundo que tem forma, um mundo como nós pudéssemos andar dentro dele, podemos imaginar o seres deste mundo, porque vivemos nele. 
As coisas em nossa vida diária têm altura, largura e comprimento, mas para supostos seres que só conheceram a vida em duas dimensões, em 3-D  seria impossível compreender.  Segundo muitos pesquisadores, esta é a razão que não podemos ver a quarta dimensão, ou qualquer outra dimensão para além da nossa. 
Os físicos trabalham sob o pressuposto de que existem pelo menos 10 dimensões, mas a maioria de nós nunca vê, porque nós só conhecemos a vida em 3-D,   o nosso cérebro não entende como olhar para mais nada
.Em 1884, Edwin A. Abbot publicou um romance que retrata o problema de ver as dimensões para além da sua própria.  Em “Flatland: Um Romance de Muitas Dimensões”, Abbot descreve a vida de um quadrado em um mundo bidimensional, vendo em 2-D   significa que a praça é rodeada por círculos, triângulos, retângulos e quadrados.  
Um dia, a praça foi visitada por uma esfera, à primeira vista, a esfera mais parece um círculo do que um quadrado, e este não pode compreender o que significa que uma esfera.  Nossos cérebros não são treinados para ver nada além de nosso mundo, e ele provavelmente vai ter algo de outra dimensão para nos fazer entender.Mas o que é essa outra dimensão? 
  Em sua teoria da relatividade especial, Einstein chamou a quarta dimensão de tempo, mas observou que o tempo é inseparável do espaço, aficionados da ficção científica pode reconhecer a união como espaço-tempo e, na verdade, a idéia de um continuum espaço-tempo tem sido popularizada por escritores de ficção científica ao longo dos séculos.  Einstein descreveu a gravidade como uma curvatura no espaço-tempo. 
Hoje, alguns físicos descrevem a quarta dimensão, como qualquer espaço que é perpendicular a um cubo, o problema é que a maioria de nós não consegue visualizar algo que é perpendicular a um cubo .Pesquisadores têm utilizado as idéias de Einstein para determinar se podemos viajar no tempo,  embora possamos mover em qualquer direção em nosso mundo 3-D, só podemos avançar no tempo, assim, viajar para o passado tem sido considerado quase impossível, apesar de alguns pesquisadores ainda ter esperança de encontrar buracos de minhoca que se conectam em diferentes partes do espaço-tempo. 
 Se não podemos usar a quarta dimensão do tempo na viagem e se nós não podemos sequer ver a quarta dimensão, então como vamos entender? 
A compreensão dessas dimensões superiores é de grande importância para os matemáticos e físicos, pois ajuda a compreender o mundo.  A teoria das cordas, por exemplo, baseia-se em pelo menos 10 dimensões para continuar viável.
 Para esses pesquisadores, as respostas aos problemas complexos do mundo 3-D podem ser encontradas na próxima dimensão ou mais além.

Nenhum comentário:

Postar um comentário