sábado, 10 de março de 2012

Capacidade intelectual associada aos níveis de ômega 3


Capacidade intelectual associada aos níveis de ômega 3


MSN
Níveis baixos de ácidos graxos ômega 3 no sangue estão associados a um menor volume do cérebro e performance inferior em testes de acuidade mental, mesmo entre pessoas sem demência aparente, de acordo com um novo estudo.
Na análise, publicada online na segunda-feira passada no periódico Neurology, os cientistas examinaram 1.575 homens e mulheres com idade média de 67 anos que não apresentavam demência. Os pesquisadores analisaram os ácidos graxos dos glóbulos vermelhos dos participantes, medição mais confiável do que a análise do plasma sanguíneo ou estimativas baseadas no regime alimentar. Eles usaram exames de ressonância magnética para medir o volume do cérebro e a hiperintensidade da substância branca, laudo radiológico indicativo de dano vascular.

Floresta de 300 milhões de anos é descoberta


Uma antiga floresta foi descoberta sob uma mina de carvão na China


por Redação Galileu
Editora Globo
O desenho mostra como a antiga floresta era em seus "dias de glória" // Crédito: Ren Yugao via The Daily What
Em Wuda, no norte da China, uma floresta de mais de 300 milhões de anos, com 900 metros quadrados foi descoberta sob uma mina de carvão. A estrutura do local foi preservada por cinzas após uma erupção vulcânica e, agora, os cientistas a definem como uma “imagem fossilizada de plantas antigas”.

Até o momento, foram encontrados seis grupos diferentes de plantas, desde pequenos arbustos até árvores com mais de 24 metros de altura. E isso porque os cientistas ainda não puderam examinar a floresta inteira, por causa das atividades de extração de carvão no local.

De acordo com os pesquisadores, a descoberta mais interessante foi um grupo de árvores extintas com esporos, chamadasNoeggerathiales. Restos deste tipo de planta foram encontrados anteriormente na Europa e na América do Norte, mas com esses novos dados, pode se provar que elas eram comuns na Ásia.

Imagens da tempestade solar que atingiu a Terra


O fenômeno foi registrado pelo telescópio Hubble e divulgado hoje pela NASA

por Redação Galileu
O supertelescópio Hubble, da NASA, captou imagens incríveis da onda de explosões solares que aconteceram nos últimos dois meses – e continuam acontecendo. O fenômeno gerou a maior tempestade de radiação em 8 anos recebida pela Terra. .

Havia o risco de que essas partículas afetassem redes elétricas, satélites e sistemas de comunicação, porém, cientistas da agência de meteorologia americana NOAA descartaram quaisquer efeitos negativos relevantes.

Se não houve nada de ruim, nos resta apreciar as belas imagens disponibilizadas pela NASA. Confira abaixo:
Editora Globo
Crédito: NASA

Editora Globo
Crédito: NASA

Editora Globo
Crédito: NASA

Editora Globo
Crédito: NASA