sexta-feira, 3 de julho de 2015

Dez Mais Belos Templos do Oriente

fonte:http://www.tudoporemail.com.br/content_1009/Os_Dez_Mais_Belos_Templos_do_Oriente.aspx?source=moremails

Embora judeus, cristãos e muçulmanos construam lindas estruturas, algumas maravilhas da arquitetura religiosa vêm dos templos hindus e budistas. Alguns, situados em locais de difícil acesso, outros, grandes e majestosos, esses templos são símbolos do amor e convicção que seus arquitetos e construtores tinham em suas crenças. Veja esta série de fotos e deslumbre-se também!
templos
Mosteiro do Ninho do Tigre. Empoleirado precariamente na borda de um penhasco a 914 metros de altura no vale de Paro, é um dos locais sagrados do Budismo no Butão.
templos
Wat Rong Khun, em Chiang Mai, Tailândia, é diferente de todos os templos budistas no mundo.
templos
Prambanan é um templo Hindu em Java Central, Indonésia. O templo foi construído no ano 850 EC, e é composto por 8 santuários principais, cercados por 250 menores.
templos
Ninguém sabe exatamente quando o Shwedagon Paya (ou Pagode), em Mianmar, foi construído. Uma lenda diz que ele tem 2.500 anos, porém, arqueólogos estimam que tenha sido erguido entre os séculos 6 e 10 da Era Comum.
templos
O Templo do Céu é Taoísta, e situa-se em Pequim, capital da China. Foi construído no século 14 pelo Imperador Yongle, da Dinastia Ming.
templos
O Templo Chion-in foi construído em 1234 EC em homenagem ao fundador do Budismo Jodo (Terra Pura), um monge chamado Honen, que jejuou até morrer naquele local.
templos
No século 19, os holandeses que ocuparam a Indonésia encontraram imensas ruínas antigas nas profundezas das selvas de Java. Descobriram o complexo de Borobudur, uma estrutura gigantesca, construída com aproximadamente 55,000m³ de pedras. O templo possui cerca de 2.700 paineis em relevo e 504 estátuas de Buda.
templos
O Harmandir Sahib (Morada de Deus) ou, simplesmente, o Templo Dourado em Punjab, Índia, é o santuário mais sagrado do Sikhismo.
templos
O Templo de Srirangam (Sri Ranganathaswamy), na cidade indiana de Tiruchirapalli (ou Trichy), [e o maior templo Hindu ainda funcionando no mundo. (Angkor Wat é o maior templo, mas não está sendo utilizado como tal).
templos
Por último porém, definitivamente, não menos importante, vem o maior templo da História e inspiração para incontáveis livros e filmes de ação de Hollywood: Angkor Wat, no Cambódia.

21 Belos Lugares para Visitar em Gales

fonte:http://www.tudoporemail.com.br/content_1949/21_Belos_Lugares_para_Visitar_em_Gales.aspx?source=moremails

Oficialmente, o país de Gales é uma parte do Reino Unido e da ilha da Grã-Bretanha. A realidade é que este paraíso na terra é seu próprio pequeno reino, cheio de lugares deslumbrantes. O País de Gales possui cerca de 270 km nas direções norte – sul, 97km de lestea oeste, tem mais de 2,700km de litoral e um relevo bastante montanhoso.
Embora Gales compartilhe muito de sua história política e social com o resto da Grã-Bretanha, o país manteve uma identidade cultural e histórica bem distinta. Isto faz uma visita ao país de Gales seja uma experiência única. Confira!
Complexo de Cavernas de Dan yr Ogof
País de Gales
O nome significa "sob a caverna", e trata-se de um um complexo de grutas com 18km de comprimento. É também um dos complexos subterrâneos mais acessíveis aos turistas da Europa, apresentando muitos estalactites e várias outras formações rochosas.

Castelo de Caerphilly
País de Gales
Esta fortificação medieval em Gales do Sul foi construída por Gilbert de Clare no século 13. Está rodeada por extensos lagos artificiais, sendo considerados pelo historiador Allen Brown como a mais elaborada defesa por água em toda a Grã-Bretanha. Ocupa cerca de 120.000 m2 e é o segundo maior castelo da Grã-Bretanha.

Pontarfynach
País de Gales
O significado do nome é "a ponte sobre o monge". Esta ponte é bem incomum, pois três pontes se superpõem umas às outras. A de construção mais recente é uma ponte de ferro datada de 1901, que foi constrída sobre uma ponte de pedra de 1753, que, por sua vez, foi constrída sobre a original, quan do esta foi considerada instável para utilização. Os construtores da ponte de 1753 usaram a ponte original (construída 1075 – 1200), para apoiar os andaimes durante construção.

Pistyll Rhaeadr
País de Gales
"Primavera da Cachoeira" está localizada a poucos quilômetros da vila de Llanrhaeadr - ym - Mochnant em Powys. O penhasco sobre o qual existe a queda d'água tem 73 metros de altura é está incluído entre as Sete Maravilhas de Gales, com sua cascata caindo como lindos fios de seda.

O Túmulo de Gelert
País de Gales
Gelert é o nome de um lendário cão associado com a aldeia de Beddgelert. A história de Gelert é uma variação da popular lenda urbana do "cão fiel" Para honrar a sua lealdade, dois memoriais de pedra foram construídos ao lado de seu túmulo, um em galês e outro em inglês.

Llyn Llydaw
País de Gales
Um dos lagos mais visitados no Reino Unido, milhares de pessoas visitam este belo lugar todos os anos para apreciar a vista de Snowdon, a montanha mais alta do país de Gales.

Castelo de Beaumaris
País de Gales
Situado na Ilha de Anglesey, in Beaumaris, este castelo de 700 anos encontra-se admiravelmenete bem preservado para a sua idade e considerando-se o fato de ele jamais ter sido terminado. No ano de 1330, um total de 15.000 Libras Esterlinas foram gastas para construí-lo, uma imensa quantia para a época. Entretanto, o castelo nunca foi concluído, permanecendo tal como era ao ser habitado.

Castelo de Chepstow
País de Gales
Este castelo é a mais antiga fortificação pós-romana de pedra ainda existente na Grã-Bretanha. Construído durante o reinado de William I, o Conquistador (1066-1087), o castelo de Chepstow está aberto ao público, e desde 1984 encontra-se sob os cuidados do CADW, uma organização governamental encarregada da proteção e preservação do patrimônio histórico do país de Gales. Há muitos eventos especiais realizados no castelo e os visitantes podem andar ao longo das muralhas e entrar nas torres.

Lago de Conwy
País de Gales
Esta é a nascente do Rio Conwy, que corre para o norte na Baía de Conwy.
É uma área incrivelmente tranquila e sem cidades por perto. As terras em torno do lago são utilizadas para agricultura e abertas ao público em geral.

Lago Turf
País de Gales
Este belo lago situa-se junto ao vilarejo de de Rhyd Ddu, no sopé do poderoso monte Snowdon. Se você quer encontrar um lugar para tirar uma foto que defina o país de Gales este é, sem dúvida, uma boa escolha.

Vale de Elan
País de Gales
A Trilha do Vale de Elan é um destino popular para os ciclistas, uma vez que situa-se no coração do Distrito dos Lagos de Gales. Com mais de 80% do vale considerados locais de preservação ambiental, é famosa por seus cenários pitorescos.

Castelo de Criccieth
País de Gales
Situado em Gwynedd, este castelo é mantido pela CADW (o órgão de proteção ambiental do governo do país de Gales), e inclui exposições e informações sobre os castelos galeses e como era a vida neles quando eram habitados. O castelo foi incendiada em 1404 e algumas pedras ainda mostram as marcas de fogo.

Tryfan e Llyn Ogwen
País de Gales
Os "Três picos" e "Lago de Ogwen" estão localizados no norte de Gales e são um sonho tornado realidade para qualquer pescador do país. O lago é bem raso, com uma profundidade máxima de pouco mais de 3 metros, e cheio de excelentes trutas.

O farol de Ynys Llanddwyn
País de Gales
A ilha de Llanddwyn é uma ilha de maré, que não está conectada ao continente durante a maré alta, havendo, portanto, a necessidade do farol. O local oferece uma vista fantástica de Snowdonia e da Península de Llyn, além do farol propriamente dito.

Castell Coch
País de Gales
Em inglês, é chamado de Castelo Vermelho, e foi construído durante o século 19, sobre o que restou de um castelo do século 13. Possui uma impressionante aparência medieval, e um portal com uma ponte levadiça que funciona ainda hoje. É descrito como "o mais espetacular exemplo da transição da arquitetura gótica para a era vitoriana.

Farol de South Stack
País de Gales
O farol de South Stack vem alertando os navios que passam sobre as rochas traiçoeiras desde 1809 até os dias de hoje. O farol está aberto sazonalmente, e os visitantes podem subir até o topo e ver a sala de máquinas e apreciar a maravilhosa vista panorâmica.

Three Cliffs Bay
País de Gales
Considerada pela BBC como a melhor praia britânica, Three Cliffs Bay é perfeita para os nadadores e escaladores alpinistas, graças a seus diversos rochedos calcáreos. O castelo de Pennard, situado acima da praia principal, é associado a lendas folclóricas locais.

Rio Dee
País de Gales
O Rio Dee faz parte da fronteira galesa-inglesa. Nasce na Snowdonia, país de Gales e corre em direção leste rumo a Chester. O rio tem muitos pontes bonitas, bem como aldeias e vilas pitorescas ao longo de sua rota.

Castelo de Dolbadarn
País de Gales
O Castelo de Dolbadarn é uma fortificação construída durante o século 12, no sopé da passagem de Llanberis, norte de Gales. O castelo foi usado como um residência há alguns anos, antes transformar-se em ruínas. Entretanto, hoje ele é uma bem-administrada atração turística.

Craig yr Aderyn
País de Gales
O "Rochedo dos Pássaros” é uma colina que alcança a altura de 250m acima do nível do mar na margem sul do rio Dysynni, a noroeste de Gales. Ele é deve sua denominação ao grande número de aves, como o cormorão, que fazem ninhos no seu topo. De acordo com a tradição local, havia duas torres de vigias de um castelo no pico do rochedo e as sentinelas, quando era o caso, levantavam bandeiras vermelhas como sinal de perigo.

Ferrovia de Aberystwyth Cliff
País de Gales
Esta já foi a mais longa ferrovia construída em penhasco nas Ilhas Britânicas, superada em comprimento só pela ferrovia da montanha de Cairngorm. Inaugurado em 1896, com 237metros de comprimento, foi o maior funicular construído na Grã-Bretanha. A vista do topo é nada menos do que espetacular.

Dez Lindos Castelos na França

fonte:http://www.tudoporemail.com.br/content.aspx?emailid=3689&memberid=78227

A França é famosa por seus muitos castelos. Com uma história muito longa e rica, existem muitas estruturas que ainda restam da época medieval no interior deste belo país, muitas delas ainda intactas ou reconstruídas. Muitos castelos podem ser visitados durante todo o ano, mas poucos podem competir com os dez que estamos prestes a mostrar-lhe. Esperamos que você goste de ver e aprender um pouco sobre essas fascinantes estruturas antigas que nos remetem a um passado distante. Confira!

Château de Vitré
castelos, França
Este castelo medieval está situado na cidade de Vitré, na região da Bretanha. O Château de Vitré foi construído perto do final do século 11. Havia um castelo ainda mais antigo lá, mas, como era feito de madeira, incendiava-se facilmente. Então, foi construído um de pedras. Durante o século 15, o castelo foi expandido com a adição de uma torre alta, um grande portal e uma ponte levadiça.
Apesar de suas imponentes fortificações, a cidadela rendeu-se pacificamente em 1487. Em 1820, a municipalidade de Vitré decidiu comprar o castelo (custou-lhe 8.500 francos, muito dinheiro naqueles tempos) e, com a ajuda dos habitantes, foi restaurada a sua estrutura exterior. É por isso que hoje o castelo, que abriga uma pequeno museu e a prefeitura, pode ser visto e admirado pelos visitantes.
flickr /lain G
Château de Fougères
castelos, França
Outro castelo construído no século 11, o Château de Fougères localiza-se perto da cidade de Rennes, na Bretanha. O castelo foi construído sobre uma grande rocha, cercada pelo rio Nançon, uma excelente localização estratégica. Ele foi originalmente feito de madeira, mas foi destruído por Henry II da Inglaterra, que o conquistou. Foi reconstruído em pedra e, no século 13, duas enormes torres de pedra foram adicionadas, transformando-o em uma das maiores fortalezas da Europa.
Hoje, o castelo é propriedade da cidade de Fougères como uma atração turística e um lugar para aprender sobre a época medieval. Você pode obter um guia de áudio que tem música e efeitos sonoros daqueles tempos, que você pode escutar enquanto caminha pelo interior da fortaleza, recriando a atmosfera da época.
flickr /imgdive
Château d'Angers
castelos, França
Você encontra este belo Château no Vale do Loire, na cidade de Angers. Construído sobre as ruínas de uma cidade romana abandonada durante o século 9, o Château d'Angers é um dos castelos mais populares na França principalmente porque abriga a mundialmente famosa Tapeçaria do Apocalipse, um conjunto de magníficas tapeçarias tecidas durante o século 14, sob encomenda de Luís I, Duque de Anjou.
A tapeçaria mostra cenas do livro bíblico do Apocalipse em cores notáveis e requintados. Este imenso castelo tem 17 torres de observação, feitas de pedras escuras. Se você estiver passeando pela região, não deixe de visitá-lo. A entrada não é cara e há guias de áudio disponíveis mediante o pagamento de uma pequena taxa.
flickr / roger4336
Château Gaillard
castelos, França
Construído sobre uma colina com vista para o Sena e para a cidade de de Les Andelys, o Château Gaillard é uma das mais belas vistas da já pitoresca região da Alta-Normandia. O castelo foi construído pelo famoso Ricardo Coração de Leão. Foram necessários 3 anos (1196-1198) para construir essa fortaleza, mas, apesar de seus sofisticados sistemas de defesa, como mata-cães, a fortificação concêntrica foi conquistada por Filipe II de França, apenas 6 anos mais tarde.
A propriedade do Château Gaillard estava destinada a mudar de mãos entre ingleses e franceses, até que finalmente foi destruída por Henri IV da França, em 1599. No entanto, as muralhas do resistente castelo resistiram à destruição e o que restou ainda é uma visão impressionante. A maior parte do castelo ainda pode ser visitada, sendo aberta ao público durante todo o ano. Se você quiser ver o interior da fortaleza, onde o estão os aposentos do rei, deve visita-la entre março e novembro.
Wikipedia/ Sylvain Verlaine
Château de Vincennes
castelos, França
O Château de Vincennes está situado no subúrbio parisiense de mesmo nome. Sua longa história começou como um simples pavilhão de caça para Louis VII. Foi expandido durante o século 14, quando lhe foi adicionada uma torre de menagem fortificada. Um século mais tarde, recebeu o acréscimo de uma parede externa em forma retangular. No mesmo século, um grande fosso e duas pontes levadiças foram adicionadas para tornar a imponente fortaleza ainda mais segura. O castelo serviu de residência real até meados do século 17.
Em 1860, Napoleão III deu o castelo e o bosque de Vincennes à cidade de Paris para que pudesse ser utilizado como um parque público. Atualmente. os visitantes podem visitar o castelo, bem como a sua capela real do século 16.
flickr / stephanemartin
Château du Haut-Koenigsbourg
castelos, França
O château du Haut-Koenigsbourg repousa sobre um local muito estratégico, em uma alta colina acima da planície da Alsácia, nas montanhas de Vosges. Suas origens remontam à Idade Média quando foi utilizado por vários poderes até que foi queimado e saqueado pelos soldados suecos durante a Guerra dos Trinta Anos, na sequência de um cerco de 52 dias. Durante alguns séculos depois disso, o notável Château foi deixado vazio, e a floresta foi, aos poucos, tomando conta dele.
Em 1899, foi dado ao imperador alemão Wilhelm II, que o tinha reconstruído como era (ou como eles acreditavam que era), antes da guerra dos Trinta Anos. Após a Primeira Guerra Mundial, os franceses confiscaram o castelo que, por um tempo, foi esnobado por suas conexões com o imperador alemão. Hoje, no entanto, é uma das fortalezas mais visitadas da França, atraindo mais de 500.000 visitantes por ano. Vale muito um passeio.
Wikipedia/ Sylvain Verlaine
Château de Loches
castelos, França
O Château de Loches é famoso por duas razões. A primeira é a sua torre central em forma de um gigantesco paralelepípedo, e a segunda é suas muitas conexões com figuras históricas de famílias reais francesas e inglesas. O Château foi erguido a 500 metros de distância das margens do Rio Indre, no Vale do Loire.
Foi construído durante o século 11, e ainda que seus primeiros ocupantes tenham sido Henry II e, em seguida, Ricardo Coração de Leão (durante o século 12), é mais conhecido a residência e local favorito de Charles VII da França. Foi no grande salão do castelo que Joana d’Arc convenceu o rei que ele deveria ser coroado em Reims. Hoje, grandes seções do castelo estão em ruínas, mas os alojamentos reais do século 16 foram totalmente restaurados e podem ser visitado.
Wikipedia / Lieven Smits
Château de Saumur
castelos, França
O Château de Saumur é conhecido como o mais belo de todos os castelos ao longo do Loire, maior rio da França. Ele está no alto de uma colina fortificada, com vista para a cidade e o rio. O Château de Saumur parece uma visão de contos de fadas, com torres octogonais torres de canto e janelas divididas, ele evoca algo mágico que tem um apelo especial para as famílias.
No entanto, ele foi originalmente construído como uma fortaleza no século 10. O castelo recebeu este aspecto elegante um século mais tarde, quando foi reconstruído por Henrique II da Inglaterra. Agora, como a maioria dos castelos, é de propriedade da cidade. Ele abriga vários museus, incluindo um de brinquedos, perfeito para crianças curiosas de todas as idades.
Wikipedia / Martin Falbisoner
Palais des Papes
castelos, França
O Palácio dos Papas é considerado por muitos como uma das estruturas medievais mais importantes em toda a Europa. Ele está situado em Avignon, no sul da França. Tudo começou com a construção de um convento em 1252. Em 1309, no entanto, tornou-se a sede do próprio papado, quando Roma se rebelou contra a ascensão do papa Clemente V. O palácio continuou a servir como a sede central do cristianismo ocidental durante todo o século 14.
Hoje, é um dos maiores edifícios góticos da Europa, e uma das 10 melhores atrações turísticas da França. Cerca de 650.000 visitantes vêm para ver esta maravilha medieval a cada ano. Alguns dos destaques turísticos: afrescos do século 14 pintados por Giovannetti e câmaras secretas localizadas nas espessas paredes (3 metros) do palácio. Imagine todas as intrigas que devem ter acontecido lá. Se as paredes falassem ...
Wikipedia / Jean-Marc Rosier
Cité de Carcassonne
castelos, França
Este castelo pode ser considerado mais como uma cidade fortificada. A Cité de Carcassonne é uma das mais antigas, e, definitivamente, uma das mais impressionantes fortificações da França. Está posicionada em rotas históricas que iam para o sul da França, sendo ocupada por mais de 5.000 anos. Os visitantes vão reconhecer algumas partes das paredes da fortaleza como de origem romana, e até mesmo visigodos ocuparam a cidadela durante o século V.
Cada governante deste castelo foi acrescentando melhorias, até o século 17, quando ele foi negligenciado e começou a decair, ficando em condições precárias. Durante o século 19, no entanto, um projeto de restauração transformou a Cité de Carcassonne em uma atração turística muito popular. Hoje, você pode fazer uma visita guiada dentro dos cômodos mais privados da fortaleza.
Bônus: não poderíamos fazer nenhuma lista de castelos franceses sem nomear aquele que é considerado o mais belo:
Château de Chambord
castelos, França
É o maior de todos os castelos de Vale do Loire. Na verdade, por suas dimensões e propósitos, é mais um palácio. Bonito e imponente, foi construído para servir como Castelo de Caça para o Rei Francisco I, que viveu no Palácio de Amboise e que teve Leonardo da Vinci como seu conselheiro.
A construção do Castelo de Chambord data do início do século 16 (1519 a 1547). Existe uma corrente de historiadores que acredita ter sido Leonardo da Vinci o responsável pelo seu desenho original.
Como servia apenas para “humildes acomodações” do rei e sua corte durante as temporadas de caça, Chambord pouco foi utilizado. Após passar por outros ocupantes da alta nobreza, com a Revolução Francesa, o Palácio foi depredado, os móveis foram vendidos a preço de madeira ou queimados nas lareiras. A história de Chambord sempre oscilou entre a glória e o abandono. Somente depois da Segunda Guerra Mundial ele foi restaurado e hoje é uma das principais atrações turísticas da França.

quarta-feira, 1 de julho de 2015

50 Fronteiras Internacionais

fonte:http://www.tudoporemail.com.br/content.aspx?emailid=3683&memberid=78227

Os estados-nação são formas muito antigas de demarcar territórios e fazer a separação entre grandes grupos de pessoas e governantes. Seus limites são linhas políticas desenhadas na areia, às vezes separando diferentes culturas, religiões e até mesmo povos inimigos. Alguns são muito “informais” e diluídos, bastando apenas um salto ou um passo para ir de um país a outro, enquanto outros são definidos pela geografia natural. Aqui está uma coleção muito interessante de 50 fronteiras internacionais de todo o mundo!
1. Moradores de Naco, Arizona e Naco, México, disputam uma partida de vôlei sobre a cerca que separa os EUA do México.
fronteiras internacionais
Fonte
2. Eslováquia, Áustria e Hungria
fronteiras internacionais
3. Noruega e Suécia
fronteiras internacionais
Fonte
4. Holanda e Bélgica
fronteiras internacionais
Fonte
5. Polônia e Ucrânia
fronteiras internacionais
Fonte
6. Austrália e o resto do mundo
fronteiras internacionais
Fonte
7. Haiti, à esquerda, e República Dominicana, à direita. Note a diferença entre as políticas de cuidados ambientais.
fronteiras internacionais
Fonte
8. Uma tirolesa conecta Espanha e Portugal.
fronteiras internacionais
Fonte
9. Em Macau, a mão da direção é do lado esquerdo da via e, na China propriamente dita, é à direita. Esta foi a solução encontrada.
fronteiras internacionais
Fonte
10. Estados Unidos e México
fronteiras internacionais
Fonte
11. Argentina, Brasil e Paraguai
fronteiras internacionais
Fonte
12. Bolívia e Brasil
fronteiras internacionais
Fonte
13. Estados Unidos e México
fronteiras internacionais
Fonte
14. Dinamarca e Suécia
fronteiras internacionais
Fonte
15. O ponto onde as fronteiras da Bélgica, Alemanha e Holanda convergem na cidade de Aachen.
fronteiras internacionais
Fonte
16. Estados Unidos e Canadá
fronteiras internacionais
Fonte
17. Alemanha e República Checa mostram duas formas de lidar com a infestação de pragas nas árvores - intervenção ecológica ou negligência intencional.
fronteiras internacionais
Fonte
18. Suécia e Noruega
fronteiras internacionais
Fonte
19. Uma senhora da Lituânia conversa com seus parentes na Bielorrússia através da cerca que separa os dois países.
fronteiras internacionais
Fonte
20. Egito e Israel
fronteiras internacionais
Fonte
21. Portugal e Espanha
fronteiras internacionais
Fonte
22. Alemanha, Polônia e República Checa
fronteiras internacionais
23. Coreia do Norte e Coreia do Sul
fronteiras internacionais
24. Coreia do Norte e Coreia do Sul (fronteira terrestre)
fronteiras internacionais

Isto também pode lhe interessar:


25. Um triângulo dourado entre Tailândia, Mianmar e Laos
fronteiras internacionais
Fonte
26. Rio Prut, na fronteira entre a Romênia e a República da Moldávia
fronteiras internacionais
27. Cataratas do Iguaçu (fronteira entre Argentina e Brasil)
fronteiras internacionais
28. Fronteira alpina entre Áustria e Eslovênia
fronteiras internacionais
29. Fronteira entre Alemanha e Polônia, na Praia de Usedom
fronteiras internacionais
30. Rússia e Bielorrússia
fronteiras internacionais
Fonte
31. Polônia - Ucrânia, Eslováquia - fronteiras no topo do Monte Krzemieniec
fronteiras internacionais
Fonte
32. Fronteira entre Índia e Paquistão, vista do espaço
fronteiras internacionais
Índia e Paquistão, em terra.
fronteiras internacionais
33. Estados Unidos e Canadá, Mil Ilhas
fronteiras internacionais
34. Estados Unidos e Canadá
fronteiras internacionais
Fonte
35. Muralha de Adriano, entre Escócia e Inglaterra (construída porque o Imperador romano Adriano temia os escoceses)
fronteiras internacionais
36. Os Castelos Hermann e Ivangoros, na fronteira Estônia-Rússia, formada pelo Rio Narva.
fronteiras internacionais
37. Finlândia - Suécia - Noruega
fronteiras internacionais
Fonte
38. Entre a Ásia e a Europa, na Rússia
fronteiras internacionais
39. Fronteira Índia - Paquistão (Atari - Wagah)
fronteiras internacionais
40. Eslováquia (esquerda) e Ucrânia (direita)
fronteiras internacionais
41. Chile - Argentina
fronteiras internacionais
42. Fronteira Bulgária - Turquia
fronteiras internacionais
43. Polônia (Cieszyn) e República Checa (Český Těšín)
44. França - Suíça (na Basileia)
fronteiras internacionais
45. Fronteira na selva entre Belize e Guatemala
fronteiras internacionais
46. A verdadeira fronteira entre Chile (esquerda) e Argentina (direita: a Cordilheira dos Andes.
fronteiras internacionais
Fonte
União Europeia e o resto do mundo (Espanha e Marrocos)
fronteiras internacionais
48. Entre a França e a Alemanha - apenas os diferentes limites urbanos mostram a mudança.
fronteiras internacionais
49. Sant'Ana do Livramento (RS, Brasil) e Rivera (Uruguai)
fronteiras internacionais
50. Cataratas Ban Gioc, na fronteira entre Vietnã e China
fronteiras internacionais