terça-feira, 21 de junho de 2016

A História da Bela e Mágica Flor de Lótus

fonte:http://www.tudoporemail.com.br/content.aspx?emailid=6782

"A flor de lótus floresce mais linda da lama mais profunda."
Provérbio budista
A flor de lótus é uma das mais lindas e notáveis criações na natureza. Sua beleza vem de sua pureza, pois essa magnífica flor surge do fundo sujo e lamacento de uma lagoa, crescendo com resistência e mostrando toda a sua intocável beleza em meio a um ambiente natural hostil.
Fonte da imagem: Jennifer | flickr.com
Este feito notável fez com que a flor de lótus fosse considerada uma das maiores representações da perfeição em várias religiões e culturas da Ásia, especialmente no budismo e hinduísmo. Ela simboliza o ser humano que consegue sair da escuridão do mundo e encontrar uma nova maneira de pensar e de viver.
As características notáveis da flor de lótus têm sido reconhecidas há muito tempo na história da humanidade, com um papel de grande importância em antigas religiões.
A Flor de Lótus Representada em Antigas Religiões
Na tradição budista, a flor que surge no meio da lama e sujeira representa o ato de ascender à luz acima de todos os desejos e apegos. Segundo o budismo, este é o caminho para atingir a iluminação espiritual. Embora a flor tenha suas raízes na lama, ela cresce direcionada para a luz. Acredita-se que ela representa a aspiração de crescer, mudar e mover-se em direção à luz. A flor de lótus, portanto, simboliza a jornada da escuridão (representada na lama) para o conhecimento e a sabedoria, representadas pela luz.
Já na tradição hindu, o local onde nasce a flor de lótus (águas turvas e escuras) representam uma pessoa sábia e conectada à espiritualidade, que cumpre o seu dever na vida sem desejos materiais ou emocionais. A habilidade de se desligar desses desejos capacita o indivíduo a permanecer forte e inalterado, indiferente a todos os prazeres mundanos e frívolos, atingindo, assim, a perfeição espiritual. No meio da flor, o botão de lótus é comparado a um coração e alma dobrados, que têm a capacidade de florescer e despertar para a verdade divina.
Fonte da imagem: Fiona Henderson | flickr.com
Na cultura do Egito Antigo, a lótus, chamada de Seshen, representa o Sol e o renascimento, já que a flor se fecha com o pôr do sol. Também está associada à morte. No famoso Livro dos Mortos egípcio, está descrito que uma pessoa que morre é transformada em flor de lótus com a ajuda de feitiços e encantos, simbolizado a ressurreição e o renascimento.
Fonte da imagem: Peter Massas | flickr.com
 
"Crescendo do barro e florescendo em direção ao céu,
a flor de lótus simboliza pureza, despertar espiritual, renascimento e fortuna."
O Significado das Cores
A Flor de Lótus tem cinco cores diferentes, e cada uma delas tem uma interpretação espiritual. 
Flor de Lótus Brancaa beleza da flor de lótus
Fonte da imagem: Takashi.M | flickr.com
Esta flor encantadora é uma das mais reverenciadas em todo o mundo, e todos referem-se a ela como "o ventre do mundo". Representa a pureza da mente, a calma e a serenidade da natureza humana e a perfeição espiritual.
Flor de Lótus Rosaa beleza da flor de lótus
A delicada lótus cor de rosa está associada a diversas divindades em diferentes culturas, e representa também o símbolo de Buda na Terra. Acredita-se que ela denota a mente de uma pessoa - quando está fechada, representa a fase de transição que ocorre no caminho em direção à espiritualidade, enquanto a flor já aberta com todo o seu esplendor representa a iluminação. Isso explica o porquê de muitos deuses e deusas hindus, assim como Buda, serem usualmente retratados sentados sobre uma lótus rosa.
Flor de Lótus Vermelhaa beleza da flor de lótus
Fonte da imagem: 8screensavers.com
A lótus vermelha representa o coração e simboliza amor altruísta, paixão, compaixão e bondade. Uma lótus vermelha toda aberta simboliza um coração muito grande e generoso.
 
Flor de Lótus Azula beleza da flor de lótus
Fonte da imagem: wyteone | flickr.com
Esta linda lótus representa sabedoria e conhecimento, e também a vitória acima de tudo. Tem um significado muito especial e sagrado na cultura do Egito Antigo, e é bastante difícil encontrá-la. A lótus azul descreve uma pessoa que tem total controle sobre sua mente e espírito, possibilitando-a passar por cima de aspirações e desejos materiais na vida.
Flor de Lótus Roxaa beleza da flor de lótus
A mística lótus roxa está associada ao esoterismo, e é retratada tanto aberta como ainda em forma de botão ou broto. Suas oito pétalas representam oito nobres caminhos - um dos principais ensinamentos de Buda. Acredita-se que seguir este caminho é a chave para o despertar próprio.

"Assim como a flor de lótus, nós também temos a capacidade de nos levantarmos da lama, florescer da escuridão e irradiar para o mundo."

Fonte: César B.

6 Maneiras de Adquirir Sabedoria

fonte: http://www.tudoporemail.com.br/content.aspx?emailid=6406

Inteligência é algo - dizem - com o qual a gente nasce.
Por outro lado, sabedoria, algo bem mais útil, é algo que, definitivamente, só pode ser aprendida com a vivência. Muitas pessoas procuram formas de alcançar a sabedoria, mas bem poucas têm sucesso. O Berlin Wisdom Project, no final da recente década de 1980, definiu sabedoria assim:

  • Conhecimento espiritual
  • Conhecimento factual
  • Excelente julgamento
  • Excelentes habilidades para resolver problemas
  • Capacidade de aprender com os erros e lições do passado
  • Humildade, força emocional e capacidade de recuperar-se das perdas (resiliência)
  • Ser uma pessoa aberta e madura - permitir que os outros o vejam como você é
  • Profunda compreensão da natureza humana, inclusive empatia pelos outros e outras culturas.
Entretanto, se você acha que não possui todas essas qualidades, existem SEIS outras formas de tornar-se mais sábio em relação à experiência humana:
sabedoria
Estudos indicam que as pessoas que mantém mais contato com outras pessoas demonstram níveis mais altos de sabedoria do que aquelas que ficam muito recolhidas. Alguns acreditam que tal se deve ao fato de haver outras pessoas constantemente nos dando novas ideias para pensar, novas informações, novas experiências, enriquece a mente e nos dá maior sabedoria. Portanto, faça um esforço, não para os outros, mas sim, para si mesmo. Fique em contato com os velhos amigos, faça um curso e interaja com as pessoas ao seu redor. 
sabedoria
Sabedoria é a capacidade para compreender todos os aspectos de um problema sem a interferência de sentimentos pessoais. O significado de uma mente aberta é sentir empatia genuína e entender que todos têm uma história que os afeta de alguma maneira, e que não nos cabe exercer julgamento. Um bom hábito é anotar, todos os dias, o que lhe incomoda. No final do dia, dê uma olhada na lista e tente encontrar uma perspectiva diferente para cada problema. Você se surpreenderá com as ideias que lhe ocorrerão.
 
sabedoria
Uma pessoa sábia reconhece que é impossível saber tudo, e que a vida sempre puxa o tapete quando menos esperamos. Admitir nossos erros pode, muitas vezes, conduzir-nos à sabedoria. Lembre-se, a possibilidade de você estar equivocado não mancha a sua reputação de pessoa sábia, bem pelo contrário. Pessoas sábias reconhecem e admitem seus enganos. Atribui-se a Nietzsche a frase: "A sabedoria impõe limites ao conhecimento, também". Reconheça os limites do seu conhecimento e admita seus erros.
 
sabedoria
Embora cada um de nós tenha seu gosto pessoal em matéria de livros, música, arte ou cinema, é importante perceber que familiarizar-se com estilos desconhecidos alargará seus horizontes e lhe trará novos pontos de vista, novas ideias e novas percepções sobre a vida. Portanto, deixe de lado o que você está lendo e experimente uma história de ficção científica, um livro de História ou simplesmente um grande romance. O que quer que seja que você quase nunca faz, agora é o momento de tentar. Portanto, experimente algo novo, ou aprenda uma nova habilidade. Isso não apenas lhe tornará mais sábio, mas também mais jovem.
 
sabedoria
Muita gente diz ter uma grande experiência de vida. Porém, quando foi a última vez que você realmente parou para pensar em tudo o que aprendeu durante sua vida?
Experimente fazer este exercício: anote seus três grandes fracassos e seu três grandes sucessos. Ao lado de cada um, escreva alguns eventos que conduziram ao resultado, e as lições aprendidas. Procure padrões de comportamento, sem orgulho nem pesar, apenas padrões de atitudes que lhe indicarão como você usou cada experiência para seguir adiante. Afinal, conhecer a si mesmo é o nosso maior desafio.
 
sabedoria
Sim, as notícias frequentemente são tristes e dramáticas, distorcidas ou simplesmente deprimentes. Porém, é difícil tomar decisões equilibradas para si mesmo e para outros se você não aprende com os erros dos outros e, em uma escala maior, sua cidade, seu país, o mundo. Mantenha-se atualizado, leia os jornais, assista aos noticiários da TV ou leia sites com notícias pela internet com frequência. Leia artigos, não apenas as manchetes, e entenda como você se encaixa neste vasto mundo, e onde você se posiciona em tudo isso. Esta atitude é crucial para atingir a sabedoria verdadeira.