domingo, 29 de maio de 2011

AS DEZ CAVERNAS MAIS FAMOSAS DO MUNDO




http://nasquebradas.com.br/2011/05/18/as-10-cavernas-mais-famosas-do-mundo/

As 10 cavernas mais famosas do mundo






As cavernas tem sido exploradas pouco a pouco através da História da humanidade. Durante a Pré-história foram usadas como abrigo, cemitério ou mesmo como locais de culto religioso. Hoje em dia as pesquisas estudam cavernas simplesmente porque elas podem revelar detalhes dos danos causados pelas condições climáticas no passado. Aventureiros as exploram pelo simples prazer do exercício físico e apreciação da paisagem. Para os menos aventureiros, um grande número de cavernas subterrâneas tem sido mapeadas, iluminadas e calçadas com caminhos artificiais que permitem ao turista ocasional aproveitar a experiência sem as mínimas inconveniências.

Cavernas de gelo de Eisriesenwelt, Áustria
As cavernas Eisriesenwelt (em alemão significa “mundo dos gigantes de gelo”) são as maiores cavernas glaciares do mundo, estendendo-se por mais de 42km. A caverna está dentro da colina Hochkogel, na região de  Tennengebirge dos Alpes austríacos. Eisriesenwelt formou-se devido a um rio que erodiu passagens na montanha. As  formações de gelo dentro da caverna aparecem devido a precipitação de neve que entra na caverna e congela durante o inverno.

Reed Flute Cave
A “caverna da flauta de junco” é conhecida como “o palácio das artes naturais” e está situada no nordeste de Guilin, região sul da China. De acordo com a tradição local,  a caverna tem esse nome porque o povo colhia o junco à boca da caverna para fabricar flautas. A caverna de calcário proporciona um cenário de contos de fada, com  majestosas estalactites, estalagmites, colunas de pedra, cortinas de pedra, pássaros, vegetação e animais fantásticos, desenhos e cores.
Cave of the Crystals
A Caverna dos Cristais foi descoberta em 2000 por mineiros escavando um novo túnel da mina de Naica, no norte do México. A câmara principal contém alguns dos maiores cristais naturais já encontrados em qualquer uma das cavernas subterrâneas do mundo. A maior caverna de cristal encontrada até hoje é de 11 metros de comprimento, 4 metros  de diâmetro e 55 toneladas de peso. Os cristais se tornaram tão grandes por causa das temperaturas extremamente quentes no interior da caverna, atingindo fumegantes 58 graus Celsius, o que permitiu cristais microscópicos formarem-se e crescer. O resultado é uma caverna subterrânea que os fãs do Superman tem procurado por muito tempo…
Puerto Princesa Underground River
O Rio Subterrâneo de Puerto Princesa está localizado em uma serra coberta pela selva, na costa norte da ilha de Palawan, nas Filipinas. Até a descoberta em 2007 de um rio subterrâneo na península mexicana de Yucatán, o Rio Subterrâneo de Puerto Princesa tinha fama de ser o mais longo rio subterrâneo do mundo e ainda é considerado o mais longo rio navegável subterrâneo. O rio subterrâneo possui 8,2 km de comprimento e serpenteia através de uma caverna espetacular antes de desaguar no Mar da China Meridional.
Jeita Grotto
A Gruta Jeita consiste de duas cavernas calcárias cársticas distintas, mas interligadas: alto da gruta e a menor gruta. A parte superior abriga a maior galeria de estalactite do mundo – o depósito mineral que pende do teto de uma caverna calcária. A menor galeria tem um comprimento total de 60 metros abaixo do topo da galeria. É atravessada por um rio que corre debaixo d’água, juntamente com um lago.
Mulu Caves
As cavernas Mulu (ou Deer Cave, caverna das renas) estão localizados no Parque Nacional Gunung Mulu no Bornéu malaio. O parque abrange incríveis cavernas e formações cársticas numa floresta tropical montanhosa equatorial. A câmara de Sarawak, encontrada em uma das cavernas subterrâneas mede 700 por 396 metros e, pelo menos, 70 metros de altura, sendo a maior câmara de caverna do mundo. Tem sido dito que a câmara é tão grande que poderia acomodar cerca de 40 aviões Boeing 747, sem sobreposição de suas asas. A colônia de enormes morcegos de lábios rugosos nas proximidades em Deer Cave sai quase todas as noites em busca de alimento em um êxodo espetacular.
Waitomo Caves
As cavernas de Waitomo são uma das principais atrações turísticas da Nova Zelândia, e estão localizadas fora do perímetro principal do município de Waitomo. As cavernas subterrâneas são o lar dos famosos vagalumes Waitomo, pequenas criaturas que irradiam a sua luz luminescente. Estes vagalumes são encontrados exclusivamente na Nova Zelândia e têm em torno do tamanho de um mosquito comum. Formados mais de 30 milhões de anos atrás, a caverna de vagalumes de Waitomo tem decorações majestosas e ornamentadas, o eixo de calcário profundo conhecido como o Tomo e a igualmente magnífica caverna Catedral, conhecida por sua excelente acústica.
Majlis al Jinn
Majlis al Jinn é uma das maiores cavernas do mundo localizado em uma área remota do planalto Selma em Omã. Majlis al Jinn é uma caverna de câmara única, medindo cerca de 310 metros por 225 metros, com um teto abobadado de 120 metros de altura. A parte mais profunda da caverna é de 178 metros abaixo do topo. Para colocar o tamanho em perspectiva: 12 aviões Boeing 747 jumbo caberiam dentro da câmara de caverna. A caverna é somente para escaladores experientes, embora existam alguns planos para desenvolver Majlis al Jinn em uma caverna turística mais facilmente acessível.
Skocjan Caves
O sistema de cavernas Skocjan inclui o mais alto salão de caverna da Europa, um desfiladeiro subterrâneo enorme, cachoeiras e uma ponte sobre o desfiladeiro o que se parece com algo saído de “O Senhor dos Anéis “. As cavernas possuem estalactites bonitas e estruturas de estalagmite. As Grutas Škocjan são a criação do sumidouro do rio Reka. O rio permanece na superfície durante a primeira parte, mas de repente desaparece no subsolo, onde continua o seu caminho através das cavernas. A água aparece na superfície novamente depois de fluirem no subsolo ao longo de 34 km, não muito longe da costa do Adriático.
Carlsbad Caverns
As cavernas Carlsbad são na realidade um parque nacional localizado perto de Carlsbad, Novo Mexico. As cavernas Carlsbad Caverns incluem o Large Room, uma câmara de caverna natural de calcário que mede 1, 219 por 190 metros , e 107 metros de altura no ponto máximo. É a maior gruta de câmara de calcário no mundo real. As cavernas são embelezadas com estalactites, estalagmites e uma incrível variedade de outras formações que podem ser vistas por diversas trilhas de fácil acesso.
Bônus: Hang Son Doong
Localizada em Phong Nha Vietnã-Parque Nacional Ke Bang, é uma caverna realmente impressionante no tamanho e uma das mais importantes descobertas recentes. Utilizando um dispositivo laser de medição conhecido como o LaserRace 300, que mede a altura e largura, uma equipe adentrou a caverna em 2009. A caverna foi originalmente descoberta em 1991 por um homem da selva vietnamita chamado Ho Khanh. No entanto ninguém havia entrado antes, porque ela emitia um vento terrível e um assombroso ruído, devido a um grande rio subterrâneo. Eles passaram cinco dias a explorar a caverna e concluiram que possui 6,5 km de comprimento, mas no final do corredor principal continua com um muro de alcita com mais de 45m de altura, ainda inexplorado. Acredita-se uqe esta caverna seja quase o dobro do tamanho do detentor do recorde atual, a caverna Mulu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário