segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Pyongyang prepara guerra em momento oportuno, diz KCNA

fonte:http://sic.sapo.pt/online/noticias/mundo/pyongyang+prepara+guerra+em+momento+oportuno+diz+kcna.htm




A Coreia do Norte está a preparar-se para desencadear uma guerra sagrada (...) fundada na dissuasão nuclear em momento oportuno para responder às ações inimigas, disse hoje a agência oficial norte-coreana KCNA. 

As forças armadas revolucionárias (da Coreia do Norte) estão a preparar-se completamente para desencadear uma guerra sagrada de justiça ao estilo coreano, baseada na dissuasão nuclear em momento oportuno para responder às ações inimigas que empurram deliberadamente a situação para a guerra, indicou a KCNA.

A agência noticiosa norte-coreana citou o ministro das Forças Armadas, Kim Young-Chun, que enviou esta mensagem numa reunião em Pyongyang, por ocasião do 19. aniversário da posse de Kim Jong-Il como comandante supremo do exército da Coreia do Norte.

De acordo com Pyongyang, os exercícios militares da Coreia do Sul servem para preparar uma nova guerra na Coreia.

As forças sul-coreanas encenaram uma provocação militar grave ao voltarem a bombardear o exército norte-coreano durante os recentes exercícios com vista a uma guerra de agressão, disse, de acordo com a KCNA.

Seul efetuou hoje manobras militares, a poucos quilómetros da fronteira com a Coreia do Norte. Estas manobras são as mais importantes do ano e decorreram um mês depois do bombardeamento norte-coreano contra a ilha sul-coreana de Yeonpyeong. 

Seul diz que responderá sem piedade a novo ataque da Coreia do Norte


Este foi o primeiro bombardeamento de Pyongyang contra uma zona civil desde o fim da guerra da Coreia (1950-53).

A Coreia do Sul sublinhou que estes exercícios são defensivos. Os exercícios decorreram em Pocheon, a uns 20 quilómetros a sul da fronteira com a Coreia do Norte, e envolveram 800 soldados, 30 tanques, sete helicópteros, seis aviões de combate, mísseis anti-tanque e lança-foguetes.

Num comunicado, em tom menos excessivo que o habitual, a Coreia do Norte tinha afirmado que o exército sul-coreano "anda à procura da guerra", com a realização destas manobras. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário