quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Região Serrana: Saúde cadastra voluntários






Região Serrana: Saúde cadastra voluntários
2/2/2011 - 16h35
Já são 110 profissionais de diversas áreas atuando Por Ascom da Secretaria de Saúde
Diante da maior catástrofe natural já registrada no país, voluntários se mobilizam para levar um pouco de esperança a pessoas que, aos poucos, se recuperam do trauma enfrentado. A solidariedade vem atingindo grandes proporções e pessoas de todos os cantos do país viajam para a Região Serrana para contribuir de diversas maneiras: seja recolhendo e transportando donativos, seja percorrendo abrigos e identificando as necessidades das vítimas, seja prestando atendimento básico aos desabrigados.
A Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil (Sesdec), por meio da Subsecretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), está organizando a oferta de profissionais voluntários para atuarem nas regiões afetadas. Representantes da subsecretaria estiveram, pessoalmente, em Nova Friburgo e em Teresópolis, em várias datas a partir de 12 de janeiro, dia seguinte à tragédia, para levantar a demanda. No período, ocorreram reuniões com representantes das Secretarias Municipais de Saúde, do Ministério da Saúde, do Ministério Público, do Corpo de Bombeiros Militar e da Polícia Militar, para identificar as principais necessidades das vítimas.
- Diante da solidariedade por parte da população, que, desde o início, está se mobilizando para ajudar as vítimas da tragédia da maneira que pode, a secretaria de Saúde e Defesa Civil decidiu organizar este trabalho. Inicialmente, nossas ações estavam focadas em instituições, com o objetivo de apoiar os municípios na formação de equipes multiprofissionais itinerantes para atendimento nos abrigos. Agora, com a disponibilização do formulário on-line, será possível acolher esses candidatos individualmente e encaminhá-los aos municípios, que continuarão responsáveis pelo contato final - esclarece o subsecretário de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, coronel Sylvio Jorge.
Mas não foi somente a demanda por profissionais de Saúde que chamou a atenção dos profissionais da SGTES. A Coordenadora de Educação na Saúde, Andréa Mello, relata que, ao longo das visitas, foi observado que crianças e adolescentes que perderam tudo nas enchentes e deslizamentos não realizavam nenhum tipo de atividade nos abrigos. Foi aí que, em parceria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a secretarai de Saúde resolveu incentivar o cadastramento de profissionais de outras áreas.
- A maioria das crianças que estavam nos abrigos perdeu todos os brinquedos e não tem à disposição nenhum tipo de programação. Então, a ideia é que esses profissionais realizem, junto a este público, atividades de recreação e entretenimento -, explica.
Como se tornar um voluntário - Inicialmente, para mobilizar profissionais que tivessem interesse em atuar como colaboradores na Região Serrana, a Secretaria de Saúde e Defesa Civil se concentrou em fazer contato com instituições, como UERJ, UFRJ, Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj), Conselho Regional de Enfermagem do Estado do Rio de Janeiro (Coren-RJ) e empresas particulares, disponibilizando listas de voluntários. A partir daí, os profissionais se candidatam e a respectiva instituição controla a convocação interna. A secretaria alimenta um banco de profissionais colaboradores e encaminha esses voluntários cadastrados para os municípios, que ficam encarregados do contato final. O objetivo é apoiar os municípios na formação das equipes multiprofissionais itinerantes para atendimento nos abrigos. Até o momento, 110 profissionais voluntários de diversas áreas já percorreram municípios da Região Serrana, atuando no atendimento primário aos desabrigados.
- Atualmente, as ações estão concentradas nos municípios de Nova Friburgo e de Teresópolis, mas a idéia é expandir para as outras regiões atingidas, esclarece Andrea.
Profissionais que não estiverem vinculados a nenhuma instituição e que quiserem atuar como voluntários também podem se inscrever por meio de formulário disponibilizado no portal da Saúde (http://www.saude.rj.gov.br/). O procedimento adotado pela secretaria é o mesmo: os candidatos serão incluídos no cadastro único, que periodicamente é repassado aos municípios.
A demanda é por profissionais e técnicos de diversas áreas, principalmente assistentes sociais, psicólogos, clínicos, pediatras e professores de Educação Física.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário