sexta-feira, 2 de julho de 2010

Chávez pede a Obama calma para evitar conflito nuclear com Irã

Chávez pede a Obama calma para evitar conflito nuclear com Irã




Sex, 02 Jul, 07h32
CARACAS (Reuters) - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, pediu nesta sexta-feira ao seu homólogo norte-americano, Barack Obama, que tenha prudência no conflito com o Irã por considerá-lo capaz de detonar uma guerra nuclear.

 
Obama aprovou na quinta-feira uma lei que impõe duras sanções unilaterais dos Estados Unidos a Teerã, inclusive contra o seu importante setor de combustíveis, para tentar convencer a República Islâmica a abandonar suas atividades de enriquecimento de urânio.
"Estamos muito preocupados porque os Estados Unidos, no seu empenho por dominar o Irã e recuperar o petróleo que maneja, não têm limite", afirmou Chávez, critico feroz de Washington e aliado político do Irã.
"Cuidado com uma guerra nuclear, Obama! Cuidado com uma bomba atômica! No que exploda a primeira, vem a segunda, e isso põe em perigo ainda mais não só a paz mundial, mas também a sobrevivência da espécie humana", disse ele num ato público transmitido pela TV estatal.
A Organização das Nações Unidas (ONU) e a União Europeia já impuseram suas próprias sanções ao Irã por causa das suspeitas de que o país esteja secretamente desenvolvendo armas nucleares. Teerã insiste no caráter pacífico das suas atividades, o que Chávez diz ser verdade.
Chávez contou que seu amigo e mentor Fidel Castro, presidente aposentado de Cuba, lhe enviou uma carta expressando preocupação com as tensões no Oriente Médio.
"Aqui está a carta de Fidel, punho e letra ... tem a ver com a grande crise que há no Oriente Médio, que Fidel esteve estudando e alertando ao mundo, o que ele considera iminente uma guerra nuclear", afirmou.
Venezuela e Estados Unidos têm relações bastante tensas, o que não impediu Chávez de dar as boas vindas ao novo embaixador norte-americano em Caracas, Larry Palmer.
"Obama acaba de enviar um novo embaixador à Venezuela ... afrodescendente, é claro, tomara que cumpra o que Obama me prometeu: 'Chávez, não sei se seremos amigos, mas pelo menos te asseguro que no meu governo não nos meteremos nas coisas internas da Venezuela'."
(Reportagem de Eyanir Chinea)

Um comentário:

  1. Mensagem de Nossa Senhora Rainha da Paz transmitida em 28/01/2010 Queridos filhos, a paz do mundo está ameaçada. Dobrai vossos joelhos em oração, pois somente assim alcançareis a verdadeira paz. A humanidade caminha para um grande abismo e é chegado o momento do vosso retorno ao Senhor. O Oriente Médio tremerá com o grande holocausto atômico. Os momentos de dor para a humanidade se avizinham. Eu vim do céu para chamar-vos à conversão. Abri vossos corações e aceitai a vontade de Deus para vossas vidas. Não recueis. Avante pelo caminho que vos apontei. Esta é a mensagem que hoje vos transmito em nome da Santíssima Trindade. Obrigada por Me terdes permitido reunir-vos aqui por mais uma vez. Eu vos abençôo, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém. Ficai em paz. www.apelosurgentes.com.br

    ResponderExcluir