domingo, 29 de agosto de 2010

Vulcão entra em erupção após 400 anos na Indonésia


29/08/2010 08h21 - 

Ao menos 10 mil pessoas deixaram suas casas e estão em abrigos.
Duas pessoas morreram por problemas respiratórios.


fonte: 29/08/2010 08h21 - Atualizado em 29/08/2010 13h47

Milhares de indonésios tiveram que deixar suas casas neste domingo (29) depois que um vulcão entrou em erupção pela primeira vez em 400 anos, expelindo lava e soltando fumaça e pó a uma altura de até 1.500 metros.

O Monte Sinabung, em Sumatra, entrou em erupção perto de meia-noite (horário local) após emitir estrondos por vários dias, provocando pânico entre os residentes locais antes do início de uma retirada em massa.
Duas pessoas morreram por problemas respiratórios e outra por ataque cardíaco, enquanto outros moradores locais ficaram feridos durante acidentes nas estradas, já que caminhões, ambulâncias e ônibus foram mobilizados para participar da operação de resgate.
O vulcão Sinabung, de 2.451 metros de altitude entrou em erupção por volta de meia-noiteO vulcão Sinabung entrou em erupção por volta de meia-noite, horário local (Foto: Tarmizy Harva/Reuters)

A Indonésia encontra-se no Anel de Fogo do Pacífico, uma área rodeada de vulcões e fraturas geológicas. A erupção fez com que as autoridades emitissem um alerta vermelho de evacuação.
As autoridades retiraram pelo menos 10 mil  pessoas nas zonas altas nas encostas do vulcão de 2.460 metros e as levaram a refúgios temporários, numa zona predominantemente agrícola. Elas foram orientadas a permanecer nos refúgios por uma semana, segundo autoridades locais.
Moradores deixam suas casas em Brastagi, neste domingo (29)Moradores deixam suas casas em Brastagi, neste domingo (29) (Foto: Reuters)

Nenhum comentário:

Postar um comentário