segunda-feira, 10 de maio de 2010

Israel está preparado para eventual guerra contra Irã, diz vice-premiê


Israel está preparado para eventual guerra contra Irã, diz vice-premiê

Força Aérea está modernizada e com maior capacidade militar, diz vice-premiê israelense

10 de maio de 2010 | 15h 38
JERUSALÉM - O vice-premiê da Israel, Moshe Yaalon, disse nesta segunda-feira, 10, que a Força Aérea de seu país melhorou sua capacidade e agora está mais preparada para uma eventual guerra contra o Irã e a Síria.
Yaalon afirmou que a Força Aérea aumentou seu raio de ação e sua capacidade de reabastecimento, além de realizar "uma melhora enorme na prontidão do arsenal e na inteligência" militar. O vice de Benjamin Netanyahu disse que as melhoras poderiam ser usadas "em um guerra convencional contra o Exército da Síria e também contra um Estado periférico, como o Irã".
Israel considera o Irã uma ameaça por causa do programa nuclear do país persa, pela sua capacidade balística e as referências que líderes iranianos fazem à destruição de Israel. Ao mesmo tempo, os iranianos consideram o Estado judeu como a maior ameaça para o Oriente Médio.
O Irã afirma que seu programa nuclear é pacífico, mas Israel insiste que o país constrói armas nucleares. Israel afirma preferir a diplomacia mas não descartou um ataque militar ao Irã.
Apesar de mais moderada, a Síria também tem entrado em atrito com os israelenses na últimas semanas. Além dos desentendimentos em torno das Colinas de Golan, território tomado dos sírios pelos israelenses na Guerra dos Seis Dias em 1967, Israel acusou o país recentemente de enviar mísseis para os rebeldes do Hezbollah, no Líbano, com quem o Estado judeu também mantém conflitos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário