Vulcão islandês com recorde de actividade desde que entrou em erupção
Ontem às 22:25O vulcão islandês está agora a produzir cerca de 400 toneladas de cinzas por segundo, o que ameaça complicar o tráfego aéreo nos próximos dias.
O vulcão islandês, que está a provocar muitos problemas no tráfego aéreo europeu, está a registar uma actividade acima de todos os níveis até agora registados.
Nas últimas horas, o vulcão tem registado as maiores explosões desde que entrou em actividade há dois meses, agora com uma produção de 400 toneladas de cinzas por segundo, o dobro do registado até agora.
A deslocação das nuvens para leste vai complicar o tráfego aéreo dos próximos dias, em particular no Reino Unido, Irlanda, Dinamarca, Holanda, Alemanha e norte de França.
Outras zonas que também deverão ser afectadas por esta nuvem incluem toda a Europa Central e de Leste, a par da Itália e sul da Escandinávia, isto já na terça-feira.
Os especialistas estão ainda preocupados com os vários tremores de terra que se estão a verificar a 27 quilómetros de profundidade, o que indica que o magma está a provocar uma fenda subterrânea entre este vulcão e o Katla.
Contudo, é ainda prematuro dizer que isto poderá significar que o Katla possa vir a acordar nos próximos tempos.
Os cientistas estão a verificar que o vulcão tem uma frequência recorde de 11 relâmpagos por hora, uma situação que faz com que as cinzas fiquem mais finas e leves com elevados teores de vapor de água e possam assim subir mais alto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário