Em um movimento raro, Irã declarou um estado de guerra em sua fronteira noroeste, DEBKAarquivo's militares e fontes iranianas relatório. Revolucionária Iraniana Guards Corps homens e as unidades de equipamentos estão sendo concentradas na região do Mar Cáspio contra o Teerã reivindicações são E.U. israelenses e as forças concentradas no exército e bases aéreas em Azerbaijãopronto para atacar Irã'S instalações nucleares.
O anúncio foi feito na terça-feira 22 junho de Moini Mehdi Brig.-Gen da Guarda Revolucionária (IRGC), comandante das forças encarregadas de "repelir" a ofensiva americana-israelense. Ele disse: "A mobilização é devido à presença das forças americanas e israelenses na fronteira ocidental", acrescentando: "Reforços estão sendo enviados para Ocidente AzerbaijãoProvíncia porque alguns países ocidentais estão abastecendo os conflitos étnicos de desestabilizar a situação na região. "
No passado, as autoridades iranianas têm falado de E.U. e Israel ataques em termos gerais.DEBKAarquivo's fontes iranianas, note que esta é a primeira vez que um local específico foi mencionado e grandes reforços enviados para dar substância a ameaça.
Outras fontes iranianas relatório que, no últimos dias, Israel secretamente transferidos de um grande número de jatos bombardeiros para bases em Azerbaijão, Via Geórgia, E que as forças especiais americanas também se concentram em Azerbaijão em preparação para uma greve.
Nenhum comentário veio Azerbaijão sobre qualquer um desses relatórios. Azerbaijão iraniano, o destino das forças da Guarda Revolucionária reforços, fronteira com a Turquia,Iraque e Armênia. Testemunhas dizem que os comboios de longo IRGC de tanques, artilharia unidades anti-aéreas e infantaria são vistos posição até as principais rodovias de Azerbaijãoe, em seguida, mais ao norte do Mar Cáspio.
Na terça-feira, 22 de junho Dr. Uzi Arad, presidente da Israel'S Conselho de Segurança Nacional e assessor mais próximo primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, disse que "A última rodada de sanções do Conselho de Segurança das Nações Unidas sobre Irã não é suficiente para frustrar seu progresso nuclear. Um ataque militar preventiva pode eventualmente ser necessário. "
DEBKAarquivos de inteligência "e ponto de fontes iranianas e três outros desenvolvimentos como a compensação Irã"Guerra s alerta:
1. Uma certa (limitada) o reforço das forças americanas e israelenses ocorreu em Azerbaijão.Nem Washington nem Jerusalém já reconheceu a presença militar neste país que faz fronteira com o Irã, mas fontes de inteligência ocidentais dizem que ambos mantêm um olhar atento sobre os acontecimentos no interior do Irão a partir de bases de vigilância eletrônica no país.
2.  Irã sente mudou-se para responder a alguns E.U. etapas: A chegada do USS Harry S. Truman Strike Group no Golfo Pérsico e no Mar Arábico, e seus jogos de guerra com FrançaIsrael, Que incluiu práticas bombardeio de fogo contra alvos vivos em Irã.
3. A execução de Abdolmalek Rigi, líder da organização rebelde sunita Baluchi (incluindo o Baluchis iraniano), em 20 de junho foi concebido como um impedimento para Irã'S de outras minorias. Em vez disso, elas são mais agitadas do que nunca. Vários movimentos separatistas Azeri operar no Azerbaijão iraniano em combinação com os seus irmãos do outro lado da fronteira. Teerã decidiu um acúmulo substancial na província serviria como uma medida oportuna contra possíveis levantes.