quarta-feira, 23 de junho de 2010

Irã diz ter produzido 17kg de urânio enriquecido a 20%; em 90% é possível ter bomba atômica


Irã diz ter produzido 17kg de urânio enriquecido a 20%; em 90% é possível ter bomba atômica


fonte: http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/reuters/2010/06/23


O Irã enriqueceu 17 quilos de urânio a 20%, disse uma autoridade de primeiro escalão nesta quarta-feira, numa demonstração da determinação iraniana de seguir adiante com seu programa nuclear, apesar da imposição de novas sanções internacionais.

O país começou a enriquecer urânio a 20% de pureza --contra 5% anteriormente-- em fevereiro, sob a alegação de que precisava fabricar combustível para um reator médico.As atividades iranianas de enriquecimento de urânio estão no centro de um impasse com o Ocidente, que teme que a República Islâmica esteja buscando a fabricação de armas. Há duas semanas, o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) concordou em impor uma quarta rodada de sanções ao Irã.
O anúncio alarmou o Ocidente, que o viu como um passo na produção de urânio que pode ser usado em armas, que é enriquecido em 90%. O Irã afirma que seu programa nuclear é puramente pacífico e tem objetivo de geração de eletricidade.
"Já produzimos 17 quilos de urânio enriquecido em 20%, e temos capacidade de produzir 5 quilos a cada mês, mas não temos pressa", disse Ali Akbar Salehi, chefe da Organização de Energia Atômica do Irã, segundo a agência de notícias ISNA.
"Não queremos produzir nada que não precisamos e não queremos converter toda nossa reserva de urânio para 20 por cento, então produzimos urânio enriquecido em 20% de acordo com nossas necessidades."

Nenhum comentário:

Postar um comentário