quinta-feira, 17 de junho de 2010

UE decide impor sanções mais severas que as da ONU contra o Irã

UE decide impor sanções mais severas que as da ONU contra o Irã

fonte:http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/afp/2010/06/17/ue
BRUXELAS, 17 Jun 2010 (AFP) -Os dirigentes da União Europeia (UE) decidiram nesta quinta-feira impor sanções mais severas do que as decididas na semana passada pela ONU ao dirigir-se especialmente para o setor nacional-chave do gás e do petróleo.

Reunidos em cúpula em Bruxelas, os 27 estabeleceram uma lista de setores que serão sancionados pela falta de cooperação de Teera sobre seu polêmico programa nuclear.

A UE quer proibir em particular os investimentos estrangeiros e a transferência de tecnologia e equipamentos ao setor do gás e petróleo, e os detalhes destas medidas serão determinados em julho.

O Irã possui as segundas maiores reservas de gás natural do mundo e é o segundo exportador da Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP).

Os europeus também pretendem incrementar a pressão sobre a República Islâmica aplicando medidas contra os bancos iranianos e o corpo de elite da Guarda Islâmica Revolucionária.

O Conselho de Segurança da ONU aprovou na semana passada o quarto pacote de sanções desde 2006 contra o Irã, por sua negativa de abandonar seu polêmico programa de enriquecimento de urânio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário