domingo, 20 de junho de 2010

Turquia fecha espaço aéreo a Força Aérea de Israel, Jerusalém declara IHH terroristas

Turquia fecha espaço aéreo a Força Aérea de Israel, Jerusalém declara IHH terroristas 

fonte:www.debka.com/&ei=rDseTIzYJ4WKlwf4toGUDQ&sa=X&oi=translate&ct=result&resnum=1&ved=0CCYQ7gEwAA&prev=/search%3Fq%3Dwww.debka.com%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DX

DEBKA arquivo exclusivo Relatório 17 jun, 2010, 11:32 (GMT +02:00)
espaço aéreo turco fechado para Força Aérea Israelense
Turquia lançou um plano de quarta-feira à noite (16 de junho) para a campanha em todas as frentes por um boicote mundial de Israel e decidiu introduzir sanções levando ao rompimento das relações bilaterais. Seu pretexto era a ausência de um pedido formal de desculpas Jerusalém para a incursão naval do navio turco Mavi Marmara ("Blue Marmara"), que deixou oito ativistas mortos, e sua rejeição de uma investigação internacional sobre o incidente.
Em Washington , De manhã cedo (17 de junho), Democratas e republicanos do Congresso anunciou em conferência de imprensa que não haveria preço a pagar se Ancara prosseguiu a sua campanha de ódio contra Israele os laços apertados com Teerã .
O deputado Mike Pence, republicano terceira maior do ranking, disse: "Haverá um custo, seTurquia permanece em sua posição atual de crescimento mais próximos Irã e mais antagônico ao estado de Israel . "Deputado democrata Eliot Engel chamado Turquia ações do "vergonhoso".
'File s fontes DEBKA na nota Washington que, embora a Câmara eo Senado estão se preparando para uma resposta activa contra a Turquia para a sua deterioração das relações com Israel, a administração Obama está parado, possivelmente amarrada pela amizade com os dois concorrentes em Jerusalém e Ancara. O presidente também pode ser influenciado por alguns de seus assessores mais próximos, que são simpáticos para as políticas seguidas pelo primeiro-ministro turco Recep Tayyip Erdogan eo apoio as suas aspirações no Oriente Médio e no mundo muçulmano.
O membro mais proeminente da facção pró-ion Erdogan à Casa Branca é conselheiro pessoal do presidente sobre os assuntos muçulmanos, Dalia Mogahed, que não partilham a convicção de que a sociedade ajuda turco, o IHH, é na verdade uma organização terrorista, como Israel declarou quinta-feira, 17 junho - embora mais de um perito europeu terrorista é desse parecer.
A forma como essa declaração foi ao ar pelo governo Netanyahu foi duramente criticada porIsrael 'S de segurança e fontes de inteligência, muito hesitante e incerta a atrair a atenção,'file s fontes DEBKA em Jerusalém relatório. Não foi obtida a qualquer funcionário do Ministério da Defesa e só apareceu em um ponto baixo em um boletim de notícias local Channel 2 TV.
"Se Israel acusa uma organização terrorista, deve fazê-lo em voz alta e clara ", disseram eles." Devemos oferecer o tipo de prova que repercute fortemente em todo o mundo. Em vez disso, a informação foi lançado quase em segredo e, portanto, ignorados pelos meios de comunicação internacionais ".
Na verdade, 'file s DEBKA inteligência e fontes de estresse contra o terrorismo a notícia foi muito discreto sensacional. Ao listar os terroristas do IHH (Insani Yardım Vakfi), um componente chave do sistema de Erdogan apoio do governo pró-islâmico AKK, a Israelagora define o grupo como um alvo para Israel 'S operações secretas e militares e expõe seus líderes à retaliação à violência contínua contra Israel e seus interesses.
IHH ativistas foram responsáveis pela violência a bordo do navio turco levando a flotilha bloqueio-rebentando em 31 de maio. Quarta-feira, na sede IHH Istambul programado o lançamento de uma frota ainda maior para Gaza algum tempo, em julho. Sua nova denominação confere Israel 'S agências secretas e da Marinha para ir para os seus membros e navios - no mar e nos portos turcos.
Ainda hesitante, Israel começou a bater na traseira Turquia escalando suas respostas militares e provocações Erdogan.
Um dia antes, o nível de confronto foi ramped por vários entalhes em Ancara , Quando o turco de Defesa da Indústria Comitê de Implementação - SSIK, numa reunião presidida pelo primeiro-ministro Erdogan, decidiram congelar 16 de segurança e os acordos militares assinados com Israel .
Eles incluem a permissão para Israel Aviões a utilização do espaço aéreo turco e se aplica a acordos de partilha de informações e de cooperação no combate ao terrorismo e suspender o longa, estreita e de cooperação militar entre a inteligência Turquia e Israel .
Os dois antigos aliados ficam olhando para si como antagonistas, apenas um pequeno passo de inimigos declarados.
Ancara no entanto deixou uma abertura estreita - se para apaziguar os militares para a perda de um parceiro de valor estratégico ou para seduzir os líderes israelenses a continuar a iludir-se de que Turquia não é um write-off.
Quinta-feira de manhã, em um briefing a jornalistas turcos, fontes próximas ao primeiro-ministro turco e SSK exibiu uma longa lista de projectos de Israel e militares turcos tinham cancelado, incluindo a compra de mísseis avançados israelense Arrow anti-míssil. No entanto, o ministro da Defesa turco Vecdi Gonul, comentou: "Apesar do fato de que a decisão sobre o arquivamento de acordos militares havia sido deixado para o comando do Ministério dos Negócios Estrangeiros, não seria adequado para a decisão da administração para decidir sobre as ações de companhias militares em ambos os países. "
Por esta observação, o ministro da Defesa turco deixou uma pequena brecha para que o governo turco a revisão de cada contrato separadamente e decidir se implementam ou revogá-la em função das necessidades do exército turco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário