E.U. secretário de defesa Robert Gates, informou a uma audiência no Senado quinta-feira, 17 de junho que os E.U. tinha revisto a sua defesa contra mísseis seguintes planos de informação que o Irã poderia fogo "dezenas ou centenas" de mísseis contra a Europa em salvas, em vez de um ou dois por vez. O novo E.U. programa, destinado a proteger os aliados da Otan na região contra a curto e mísseis de médio alcance, usa o mar e interceptores em terra firme.
DEBKAarquivo's Fontes militares confirmam que, para além dos milhares de mísseis balísticos em Irã'S arsenal, há certamente muitas centenas que poderiam ser disparados em salvas. Embora referindo-se aos aliados da NATO, Gates não mencionou Israel, Que fica ainda mais perto daqueles mísseis e muito mais presa à devastação prometido por Teerã.
nova avaliação de Gates rompe abruptamente a partir de proposições chefes militares americanos têm vindo a avançar em suas deliberações estratégicas com os líderes do Golfo e Israel. Até agora, eles fizeram questão de jogar para baixo a ameaça de mísseis colocados de Irã alegando que consistia em não mais do que uma pontuação poucos lançadores de mísseis balísticos e muito menos.  
A nova avaliação da inteligência Gates lança agora significa que o equilíbrio de forças mudou dramaticamente em favor do Irã e contra Israel.
Quando a pontuação "ou" centenas de mísseis iranianos são complementados por 800 Ds Scud, que conseguiu a Síria nos últimos dois meses para a posição perto da fronteira com o Líbano e os mísseis iranianos e sírios 1000 a médio prazo transferidos para o Hezbollah no Líbano, Israel é confrontado com uma série assustadora de 3.000 mísseis capazes de atingir todos os cantos do país.
DEBKAarquivo's fontes militares, que publicaram estes números mais uma vez nos últimos meses, perguntar por que foi deixado para o E.U. secretário de Defesa para estabelecer os fatos sobre a mesa - e por que agora? 
True, o senador republicano Saxby Chambliss Gates pediu que ele apoiou a implantação defesas antimísseis, incluindo planos para um upgrade míssil SM-3 em 2020 na Europa - mesmo Rússia objetou. Ele respondeu afirmativamente. Mas ele também deve ter na parte traseira de sua mente o elevado E.U. preparativos militares em curso no Oriente Médio eMediterrânico - Aparentemente em preparação para o tipo de salva de mísseis iraniano, mencionou.
Afinal de contas, Irã até agora não reagiu às novas sanções para o seu programa nuclear imposta em primeiro lugar pelo Conselho de Segurança da ONU, o Estados Unidos e Europa.Washington toma por certo que as sanções novo não passar sem algum tipo de represália por Teerã.