segunda-feira, 19 de abril de 2010

Ciclone faz estragos no Uruguai e traz frio para o Estado



Ciclone faz estragos no Uruguai e traz frio para o Estado

Autor: Eugenio Hackbart
Publicado em 16/04/2010 09:03


O Rio Grande do Sul amanheceu nesta sexta-feira com frio. As menores marcas, tal como a MetSul Meteorologia projetava, ocorreriam no Sul e no Oeste do Estado devido ao ar mais seco nestas regiões. As mínimas, de acordo com as estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia, ocorreram em Quaraí com 7,2ºC e Alegrete com 7,3ºC. São Gabriel registrou 8,3ºC. Em Porto Alegre, os termômetros indicaram 12,5ºC tanto na estação de Belém Novo como da Lomba do Pinheiro do Sistema Metroclima. O ar frio foi impulsionado para o Rio Grande do Sul por um ciclone extratropical que atuou ontem no Rio da Prata (foto abaixo de ontem à tarde) e que agora está a Sudeste do Chuí com tendência de afastamento do continente.
  
O ciclone não chegou a ser intenso pela sua pressão mínima central, apesar de ter caído abaixo de 1000 hPa, entretanto pela sua estrutura e o suporte importante em altura que adquiriu acabou por produzir conseqüências equivalentes a de um ciclone mais profundo na região.
  
O campo de vento intenso era muito limitado e praticamente se limitou ao Rio da Prata e à costa Sul do Uruguai, assim como era previsto, mas o que, realmente, impressionou foi a aparência da tempestade no mar e sua incrível organização.
  
O ciclone extratropical sobre o Rio da Prata ontem trouxe muitos estragos no decorrer da quinta-feira para o Sul do Uruguai. Em Maldonado, departamento onde está Punta del Este, a ventania quebrou vitrinas, derrubou placas de propaganda e ainda causou danos na feira de artesanato e no terminal rodoviário. Já na capital Montevidéu, houve queda de árvores que interromperam diversas ruas. As rajadas atingiram 100 km/h no Porto da cidade e muitos veículos estacionados nas arborizadas ruas da capital uruguaia acabaram danificados.
  
As rajadas de vento atingiram 120 km/h em Maldonado e a forte chuva alagou vários pontos da rambla Lorenzo Batlle Pacheco (Playa Brava) e ainda outras ruas e avenidas de Punta del Este. O forte vento provocou o rompimento de persianas e a quebra de vidros em residências e lojas. À noite, os portos de Montevidéu, La Paloma e Punta del Este estavam fechados devido à ventania e à intensa agitação marítima.
  
Em Canelones, a intensidade do vento derrubou uma dezena de árvores. Uma chegou a cair sobra a Ruta 11, interrompendo a rodovia. Em Florida, a chuva intensa chegou a 60 milímetros só ontem com acumulados superiores a 70 em alguns pontos. A localidade viu-se ainda afetada por vento e pelo menos um acesso estava bloqueado.
  
Se por um lado o ciclone acabou trazendo estragos, a tempestade também gerou uma cena curiosa. Um lobo marinho foi parar na praia em Montevidéu. O animal marinho virou atração em meio à ventania em Carrasco, o rico bairro da capital uruguaia. O lobo marinho foi avistado exatamente em frente ao famoso Hotel Cassino Carrasco, um dos cartões postais da cidade.
O ciclone não oferece mais risco de ventania intensa para o continente, mas ainda vai impulsionar ar seco e frio hoje para o Rio Grande do Sul. Por isso, a próxima madrugada deve ser novamente fria no Estado. Em muitas localidades, as mínimas vão ser menores do que as desta sexta-feira. Como se trata de uma massa de ar frio que não é ampla, a temperatura rapidamente se eleva neste fim de semana e os gaúchos já poderão desfrutar de tardes agradáveis a quentes, com máximas em vários pontos acima de 30ºC, sobretudo no domingo. Na próxima semana, o quadro promete ser de tempo instável durante vários dias no Rio Grande do Sul. (Produção de Alexandre Aguiar com imagens reproduzidas da televisão uruguaia dos programas Subrayado e Telemundo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário