sexta-feira, 16 de abril de 2010

Sobe para 1.114 número de mortos por terremoto na China


Sobe para 1.114 número de mortos por terremoto na China

16/04 - 13:24 

FONTE: http://ultimosegundo.ig.com.br
    O número de mortos pelo terremoto de quarta-feira que atingiu a isolada e montanhosa Província de Yushu, no noroeste da China, subiu para 1.114, apesar da chegada à região de caminhões de equipes de resgate com barracas e cobertas para ajudar os sobreviventes a resistir ao frio.





"As últimas estatísticas assinalam que há 243 pessoas desaparecidas e 11.477 feridas, das quais 1.174 estão em estado grave", anunciou nesta sexta-feira um porta-voz do quartel-general de resgate na prefeitura tibetana de Yushu. Segundo a mesma fonte, 4.200 feridos foram levados a hospitais.
Pelo menos 7.093 soldados participam das operações de salvamento na cidade de Jiegu (Gyegu em tibetano), um dos lugares mais afetados pelo terremoto.

Monges tibetanos ajudam nas buscas por sobreviventes / AP
A localidade está situada em uma área remota, e o terremoto provocou grandes deslizamentos de terra que danificaram os caminhos, o que dificulta os trabalhos de resgate e o envio de maquinaria à região.
A imprensa destaca que mais equipes de resgate vão chegando pouco a pouco a Jiegu, onde vivem 100 mil pessoas e onde 85% das casas, a maioria construídas de barro e de madeira, ficaram destruídas. No local, muitas pessoas ainda estão presas entre escombros.
O epicentro do terremoto ficou a uma profundidade de 33 quilômetros no distrito de Yushu, na província autônoma tibetana de mesmo nome, localizada a uma altitude de mais de 4 mil metros.
Desde então, as réplicas são frequentes, e as mais fortes foram de magnitude 6,3. Os trabalhos de resgate estão sendo dificultados pelas baixíssimas temperaturas (que chegam a três graus abaixo de zero na madrugada), por fortes ventos e pela altitude do local.
Chegaram à região mais de 8 mil tendas de campanha, e todo tipo de provisões chegam a todo momento a Yushu, mas muitas pessoas passaram uma segunda noite desabrigadas.
O primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, chegou na quinta-feira à região, onde o vice-primeiro-ministro, Hui Liangyu, já estava desde quarta.
O terremoto aconteceu menos de dois anos depois do tremor de maio de 2008, que devastou a Província de Sichuan, também perto do Tibete, que deixou 87 mil mortos e desaparecidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário