quarta-feira, 7 de abril de 2010

GRAVÍSSIMA SITUAÇÃO NO RIO DE JANEIRO- METSUL

Terça-feira 06/04/2010 07:18
Criado em: 01/04/2010 - 16:02
Gravíssima situação no Rio de Janeiro
A situação é grave no Rio de Janeiro e a  MetSul Meteorologia adverte neste momento que pode ainda piorar muito com a persistência da chuva que deve ser forte a intensa em vários momentos hoje. A capital fluminense é castigada desde ontem por intensas precipitações. Os volumes são impressionantes. Os acumulados em 24 horas até sete da manhã de hoje nas estações da Georio atingem até 300 milímetros em alguns pontos da cidade do Rio de Janeiro com volumes de 150 a 200 milímetros em inúmeros bairros (tabela abaixo). A chuva intensa é resultado do avanço do ar frio pelo Leste do Sul do Brasil que ativa a instabilidade na região, onde dá origem a nuvens muito pesadas, e já era motivo de alerta da MetSul Meteorologia.
Sumaré
291,4 mm
Grota Funda
214,8 mm
Grande Méier
250,6 mm
Vidigal
200,2 mm
Rocinha
243,4 mm
São Cristovão
200,2 mm
Tijuca
238,0 mm
Santa Teresa
197,8 mm
Jardim Botânico
227,0 mm
Ilha do Governador
183,4 mm
Penha
224,4 mm
Riocentro
180,8 mm
Grajaú
216,8 mm
Copacabana
179,4 mm
Como era inevitável, o risco de deslizamentos é altíssimo na cidade devido aos críticos  volumes de chuva em curto período. O mapa de risco de deslizamentos produzido pela Georio coloca toda a cidade no nível máximo de alerta no começo da manhã de hoje.
O começo da manhã de hoje é descrito como caótico pelos cariocas nas mensagems que estamos lendo no Twitter ao ponto das autoridades recomendarem que as pessoas evitem sair de casa sem necessidade. Pelo menos sete pessoas morreram até 6h da manhã por conta de deslizamentos e há desaparecidos. O temporal que iniciou ainda ontem à noite ganha a capa dos jornais cariocas nesta manhã.
  
Vários pontos da cidade do Rio de Janeiro ainda estão alagados no amanhecer desta terça como a importante Avenida Brasil. Houve, ainda, um desabamento na Ladeira dos Guararapes, onde há informação de feridos. A Avenida Niemeyer está fechada nos dois sentidos, desde que uma barreira caiu sobre as pistas durante a madrugada. No Túnel Rebouças, na direção Zona Sul, o trânsito está parado, com a pista interditada. As pistas da Lagoa estão alagadas. A ponte Rio-Niterói está bloqueada nos dois sentidos neste momento. Um desabamento ocorreu por volta de 5h em Niterói. Há informações de que existem pessoas soterradas.
  
A sequência de imagens de satélite das últimas 12 horas mostra que existe ainda muito instabilidade no Sudeste do Brasil. A nossa análise na MetSul Meteorologia é que o quadro pode se deteriorar ainda muito no Rio de Janeiro em quadro de verdadeira calamidade na cidade, uma vez que as projeções de todos os modelos que analisamos nesta manhã são de mais água no decorrer do dia, inclusive com grande volumes em alguns momentos. O ar mais frio ainda não chegou, recém começa a alcançar São Paulo, e à medida que atingir o Rio deve manter a instabilidade forte.  Haverá ainda o aprofundamento de um sistema de baixa no Atlântico, levando mais umidade para o litoral do Sudeste.
Autor: Luiz Fernando Nachtigall
Publicado em 06/04/2010 07:18
(3)



Massa de ar frio terá impacto em grande parte do território brasileiro nesta semana
Uma massa de ar frio cobre o Rio Grande do Sul e foi responsável nesta segunda-feira por mais um amanhecer frio, especialmente na Metade Sul e no Sudoeste do Estado, onde o ar mais seco e a menor nebulosidade proporcionaram uma maior perda radioativa e um declínio mais acentuado da temperatura. Os termômetros indicaram 9,0ºC em Santana do Livramento; 9,3ºC em São José dos Ausentes; 9,7ºC em Bagé; 9,8ºC em Bom Jesus; e 10,0ºC em Quaraí.
Associada a centro de alta pressão no mar, a massa de ar é muito ampla e alcançará até o Sudeste e o Centro-Oeste do país, além do Paraguai e Bolívia. Um sistema de baixa pressão que vai se aprofundar muito junto à costa brasileira, em torno das latitudes 27ºS e 28ºS, deve contribuir para o avanço do ar frio em direção ao Sudeste do Brasil, o que deve ativar a instabilidade na região. Por isso, a MetSul Meteorologia acredita no risco de chuva intensa em elevados volumes em partes do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. A frente conseguirá alcançar mesmo o Nordeste do Brasil e o estado da Bahia pode ser atingida também por chuva excessiva, inclusive com risco de deslizamentos e inundações. O canal de umidade primário da América do Sul ficará, assim, deslocado muito mais ao Norte do que o comumente observado. Veja os mapas com as projeções de chuva acumuladas para os próximos sete dias no Brasil.
  
Este sistema de baixa pressão no Atlântico deve gerar uma pista de vento que deixará o mar muito agitado e com risco de ressaca, sobretudo na costa do Sudeste do Brasil. O risco de ressaca não pode ser afastado até mesmo para parte da orla do Nordeste do país. Veja a projeção do modelo de ondas até o final da semana.
  
Todas as madrugadas desta semana no Rio Grande do Sul serão frias. Todas. A massa de ar frio começará a perder força apenas entre sexta e sábado. A queda maior ou menor da temperatura à noite estará fortemente atrelada à umidade e à cobertura de nuvens, não à intensidade da massa de ar que se manterá relativamente estável durante esta semana. A próxima madrugada, em escala estadual, deve ser mais fria à medida que a cobertura de nuvens diminuiu em muitas áreas que iniciaram o dia com tempo fechado, caso de Porto Alegre. As madrugadas mais frias no Rio Grande do Sul, contudo, devem ocorrer na segunda metade desta semana. Em Santa Catarina, onde hoje os termômetros já indicaram 5ºC, existe a possibilidade de mínimas de 1ºC a 3ºC na segunda metade da semana com geada. Aqui na Grande Porto Alegre a expectativa fica para a primeira mínima de um dígito do ano que não se descarta possa ocorrer nesta semana.
Autor: Eugenio Hackbart
Publicado em 05/04/2010 14:35

Nenhum comentário:

Postar um comentário