sexta-feira, 16 de abril de 2010

Grã-Bretanha faz alerta sobre efeito de cinzas vulcânicas para a saúde


16/04/2010 17h20 - 

Grã-Bretanha faz alerta sobre efeito
de cinzas vulcânicas para a saúde

População deve ficar em casa se apresentar problemas respiratórios, diz órgão de saúde pública.


FONTE: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude
As autoridades de saúde na Grã-Bretanha aconselharam nesta sexta-feira (16) a população a procurar locais fechados se apresentar sintomas de problemas respiratórios por causa da nuvem com cinzas vulcânicas que afeta o país.
O Departamento de Proteção à Saúde (HPA, na sigla em inglês) disse que é pouco provável que uma pequena quantidade de cinzas cause grandes danos à saúde.
Maior parte da nuvem ainda
está em uma camada mais alta
da atmosfera
No entanto, o órgão alertou que, se as pessoas começarem a sentir sintomas como secreção excessiva no nariz, coceira nos olhos e tosse, elas devem buscar abrigo.
As pessoas com problemas respiratórios crônicos como asma e bronquite têm maior probabilidade de sentir os efeitos das cinzas e não devem esquecer seus medicamentos de costume, advertiu o órgão.
Nuvem de poeira cruza o Atlântico Norte - Satélite Terra, da Nasa, captou esta imagem, em cores reais, na quinta-feira (15)Nuvem de poeira cruza o Atlântico Norte - Satélite Terra, da Nasa, captou esta imagem, em cores reais, na quinta-feira (15) (Foto: Nasa / Modis-Terra - 15-04-2010)
As autoridades fizeram as recomendações depois de notícias de que uma pequena concentração de partículas caiu no solo na Escócia.
Enxofre
A HPA disse ainda que pode existir uma pequena quantidade de dióxido de enxofre na nuvem, mas que não se espera que isso seja um risco para a saúde humana.
Segundo o órgão, se as pessoas sentirem cheiro de enxofre ou de ovo podre, também devem limitar suas atividades ao ar livre.
O Departamento de Proteção a Saúde disse também que quaisquer possíveis efeitos na saúde devidos às cinzas vulcânicas provavelmente serão passageiros.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou que não está claro quais exatamente são os riscos da nuvem de cinzas para a saúde, mas os europeus deveriam tentar ficar em ambientes fechados se as cinzas do vulcão começarem a cair sobre a Terra.
Um porta-voz da OMS, David Epstein, disse que a maior parte da nuvem ainda está em uma camada mais alta da atmosfera nesta sexta-feira, mas está sendo monitorada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário