segunda-feira, 19 de abril de 2010

Urgente: Condições de tempo severo muito perigosas

Segunda-feira 19/04/2010 16:54

Urgente: Condições de tempo severo muito perigosas
A MetSul Meteorologia alerta que neste momento está em andamento um quadro de tempo severo extremamente perigoso e com potencial risco até a vidas humanas entre o Noroeste do Uruguai e Entre Rios, a Sudoeste do Rio Grande do Sul, particularmente afetando os departamentos uruguaios de Salto, Artigas, Tacuarembo e Rivera. A imagem de radar da nossa Aeronáutica, instalado em Santiago, mostrava há pouco valores de refletividade no limite de 400 km do radar como jamais, nunca, vimos em anos de observação sobre esta região do Noroeste uruguaio e Entre Rios na Argentina.
  
O radar argentino de Paraná mostrou células de tempestade na região que em nossa análise podem ter produzido granizo gigante ou mesmo tornados nesta tarde, sendo que alguns valores de vento que apareceram na tela do radar Doppler, se verdadeiros e corretos, são consistentes até com tornados destrutivos e intensos com potencial de gerar danos graves.
  
A MetSul Meteorologia alerta para o risco de tempo severo nas próximas horas junto ao Sudoeste do Rio Grande do Sul, incluindo as regiões de Uruguaiana, Quaraí, Santana do Livramento, Barra do Quaraí e demais localidades da fronteira com o Uruguai e do Sudoeste gaúcho. Tempestades severas a muito severas com risco de granizo e vento muito forte com abundantes volumes de chuva não estão afastadas nestas áreas, podendo se produzir até atividade tornádica.
Autor: Eugenio Hackbart
Publicado em 19/04/2010 16:54
(15)



Granizo gigante e tornados em Buenos Aires e no Uruguai
Massa de ar muito quente avançou do Norte hoje e trouxe uma tarde com calor típico de janeiro e fevereiro com máximas de 34ºC na zona Norte de Porto Alegre e 35ºC em São Gabriel. O ar quente induziu uma frente quente no começo do domingo na região do Rio da Prata com temporais isolados, mas o pior estaria reservado agora para o final do dia. No início da noite, a aproximação de frente fria pelo Sul gerou violentas áreas de instabilidade na província de Buenos Aires. O radar do Aeroporto de Ezeiza do Servicio Meteorologico Nacional (SMN) chegou a acusar um mesociclone, fenômeno associado a tempo muito severo e tornados.
  
Caiu granizo em Buenos Aires e no chamado conurbano da capital argentina. As pedras foram enormes em alguns pontos, destroçando vidros de carros, telhados, vitrines e janelas, algo não visto desde julho de 2006 na região, quando um temporal de granizo na cidade de Buenos Aires fez muitos estragos. As imagens divulgadas das pedras de gelo são impressionantes e em algumas localizadas houve caracterização de granizo grande a gigante, como mostram as imagens do canal TN de Buenos Aires.
  
O nosso antigo colaborador da MetSul Meteorologia Claudinei Santos, antes em São Paulo, agora vivendo na capital argentina, testemunhou tudo e nos enviou um minucioso relato agora à noite repleto de fotografias que fez. Segundo ele, durante a manhã já houve tormentas intensas na parte Sul da província, entre elas General Las Heras, que registrou abundante queda de granizo pequeno. "Perto das vinte horas nossa região foi golpeada literalmente com pedras que superaram os seis centrímetros de diâmetro, verdadeiras bolas de tênis caíam do céu acompanhadas por violento vento e muita chuva", descreveu no e-mail. "Foram quase sete minutos de um verdadeiro bombardeio", resumiu. Veja as fotos de Claudinei Santosa feitas em Vicente López, Olivos.
  
A imprensa dá conta de dezenas de feridos. Algumas pessoas chegaram a ter lesões profundas ao serem atingidos pelas pedras de gelo. O Uruguai também está sendo muito afetado pelo tempo severo. Observe a imagem de radar do começo da noite e note o núcleo de extrema instabilidade na região de Colonia.
De acordo com a imprensa de Montevidéu, um tornado atingiu às sete da noite a localidade uruguaia de Durazno com danos. Não estamos descartando o risco de novos tornados em solo uruguaio nas próximas horas, mas a ocorrência de tempestades severas no país vizinho é algo certo. A MetSul Meteorologia considera o quadro de tempo severo no Conesul de alto risco. Entre esta segunda e a terça-feira há elevado risco de tempestades, algumas que podem ser até severas, com chuva forte a intensa, granizo e vento forte aqui no Estado. Eventos extremos e com potencial de gerar danos, assim como vistos no Uruguai e na Argentina, não podem ser descartados aqui no Rio Grande do Sul, porém é impossível antecipar quais localidades poderiam ser atingidas. Na quarta e na quinta, com a aproximação, no primeiro momento, e, depois, a chegada de ar frio pelo Sul, a instabilidade se intensificaria com muita chuva na Metade Norte, onde poderiam ser anotados novamente volumes bastante altos.
Autor: Eugenio Hackbart
Publicado em 18/04/2010 22:29
FONTE: METSUL METEOROLOGIA


Nenhum comentário:

Postar um comentário