domingo, 25 de abril de 2010

General iraniano desafia EUA

'Não cometam um erro'

General iraniano desafia EUA e 'aconselha' americanos a não insistirem nas ameaças de uso de força


Domingo, 25 / 04 / 2010
AJB Online
fonte:http://jbonline.terra.com.br

AJB Online

TEERÃ - O chefe dos Guardiões Supremos da Revolução iraniana, o general Yahya Rahim Safavi, advertiu aos Estados Unidos sobre qualquer ataque contra seu país e afirmou que as forças americanas no Iraque e na região são ''vulneráveis''. A provocação foi uma resposta à declaração da secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, de que o Conselho de Segurança da ONU deve considerar o uso da força contra o país islâmico.
- Os americanos sabem melhor do que ninguém que suas forças na região e no Iraque são vulneráveis. Aconselho que não cometam um erro estratégico no território iraniano - ameaçou o general Safavi.
O alerta foi feito no mesmo dia em que o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, afirmou que Israel é uma ''ameaça permanente'' ao mundo islâmico e está ''em vias de extinção''. O presidente voltou a questionar o Holocausto, durante a Conferência em defesa de Jerusalém e de Apoio aos Direitos dos Palestinos. Na terça-feira, Ahmadinejad anunciou que o país havia enriquecido urânio.
- A Palestina em breve será libertada. O regime sionista está podre, é uma árvore seca que será eliminada por uma única tempestade - disse.
Ahmadinejad só não disse como isso será feito, para a platéia de 900 representantes de 60 países.
Antes havia anunciado que seu país vai dar dinheiro à Autoridade Nacional Palestina (ANP), para reduzir o prejuízo com a suspensão da ajuda da União Européia (UE) e dos EUA. Os cortes foram feitos porque o grupo radical recusa-se a renunciar à violência e a reconhecer o Estado de Israel.
Ontem, o governo americano impediu seus cidadãos de realizarem negócios com a ANP, enquanto a instituição for controlada pelo Hamas. Os infratores podem sofrer sanções, de acordo com um documento do Tesouro dos EUA.
O governo só fez exceções ao Banco Mundial, ao Fundo Monetário Internacional (FMI) e às agências de assistência humanitária da ONU. O Tesouro também autorizou alguns tipos de doações de medicamentos ao Ministério palestino da Saúde por parte de organizações não-governamentais com sede nos EUA.
''Transações com a Autoridade Palestina por pessoas dos EUA estão proibidas, a não ser com licença'', diz o documento do Tesouro.
Em Casablanca, Marrocos, o presidente da ANP, Mahmoud Abbas, anunciou que viajará à Europa para pedir assistência financeira a fim de evitar a decomposição total do governo palestino.
- Pedimos que a UE continue com sua ajuda a nosso povo, porque não podemos dizer a um cidadão, a um ser humano, a um pobre, que ele será castigado porque não queremos falar com seu governo - disse, acrescentando que pretende encontrar o presidente francês, Jacques Chirac.
Abbas pediu ainda que o Conselho de Segurança atue contra o veto americano à aprovação de um texto pedindo a Israel que evite o ''uso excessivo da força'' contra os palestinos.
No fim do dia, a Rússia anunciou que vai conceder ajuda financeira de emergência aos palestinos ''nos próximos dias''. O ministro das Relações Exteriores, Serguei Lavrov, telefonou a Abbas para dar a notícia.
Durante a conversa, os líderes falaram sobre as ''perspectivas do processo de paz na região'', de acordo com um boletim do Ministério russo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário