quarta-feira, 7 de abril de 2010

Terremoto de 7,7 graus de magnitude atinge Indonésia


Terremoto de 7,7 graus de magnitude atinge Indonésia
06 de abril de 2010  19h32  atualizado às 22h15

comentários
535
Moradores de Medan, ao norte de Sumatra, deixam suas casas logo após o tremor Foto: Reuters
Moradores de Medan, ao norte de Sumatra, deixam suas casas logo após o tremor
Foto: Reuters

Um forte terremoto de magnitude 7,7 atingiu a ilha indonésia de Sumatra, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos nesta terça-feira. Um alerta de tsunami local chegou a ser emitido para o local, mas foi cancelado, segundo o Centro de Alertas para Tsunamis no Pacífico.
O epicentro do tremor, a 46 km de profundidade, foi situado 205 km a noroeste de Sibolga, na costa noroeste de Sumatra, segundo o serviço geológico dos Estados Unidos (USGS). Já o serviço sismológico da Indonésia informou que o terremoto foi de 7,2 graus de magnitude, com epicentro situado 60 km a sudeste de Sinabang. O abalo ocorreu às 05h15 local de quarta-feira (19h15 Brasília de terça).
Foram registrados ao menos três tremores secundários na Indonésia, causando pânico em diversas cidades. Funcionários em Sinabang e na capital Jacarta informaram que até o momento não há relatos de vítimas ou danos materiais importantes.
O serviço de energia elétrica foi suspenso em Acehnese, capital da província de Banda Aceh, mas os telefones celulares operavam normalmente. "Nosso pessoal não relatou qualquer dano significativo em Sinabang", disse o chefe local da polícia, Dedi Junaidi.
Segundo o correspondente da AFP em Banda Aceh, "as pessoas entraram em pânico e abandonaram suas casas" durante o tremor, que durou cerca de um minuto. "Vi muita gente que mora perto do mar fugindo de motocicleta" com medo de tsunami.
A Indonésia se localiza no "Círculo de Fogo" do Pacífico, onde o encontro de placas tectônicas causa erupções vulcânicas e atividade sísmica. Um grande tsunami atingiu a Indonésia e outros países no Oceano Índico em 2004, matando cerca de 220 mil pessoas, a maior parte delas na província de Aceh, no norte de Sumatra.
Na Tailândia, o tsunami de 2004 matou 5.400 pessoas e levou à criação de um eficiente sistema de alerta no país. Em setembro de 2009, um terremoto de 7,6 graus atingiu a parte oeste de Sumatra e matou aproximadamente mil pessoas, segundo estimativas oficiais.
Com informações da AFP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário